Carregando...

Alerta!

logo NÃO DESISTA JAMAIS - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias NÃO DESISTA JAMAIS - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
Escolha um colunista:
Cláudio Silva
Educação
Ex-secretário de Educação em Apucarana e ex-presidente da UNDIME-PR. É proprietário da Escola Nossa Senhora da Alegria e Colunista do AN Notícias e Jornal Apucarana Notícias.
Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, pois o Site e Jornal Apucarana Notícias pode não comungar com as mesmas ideias.
28/01/2011 12h01

NÃO DESISTA JAMAISEsta historia, bem possivelmente se identifica com a sua, porque ilustra a luta de muitos brasileiros

Era uma vez um jovem de família pobre que nasceu e viveu na zona rural. Ali trabalhava para ajudar o pai e tirar o sustento para si e sua jovem esposa. Seu nome, José, comum como o de tantos brasileiros, o dela Hilda. Semianalfabeto, José trabalhava incansável de sol a sol, dias, meses, anos. Até que um dia uma ideia começa a inquietá-lo, ao comparar e perceber que algo estabelece diferença substancial entre as pessoas, e esta é feita pela educação, cultura e conhecimento elaborado.

Cresce nele uma sede de também estudar e aprender, mas seu sonho não pode ser realizado ali na zona rural por total falta de condições. Resolve ir para a cidade grande, contrariando a opinião de muitos que na época o julgam inconsequente por assumir um desafio de tantas incertezas. Pois, para um jovem sem formação escolar, a cidade grande se apresentava um desafio intransponível. Afinal ali, no meio rural, pelo menos era possível sobreviver.

Mas José, determinado, parte para a cidade grande com a esposa e o filhinho recém nascido em busca de seu sonho. Na mudança, seus pertences se resumem a uma cama, mesa e guarda-roupa o que, para a vida na roça, eram mais que suficientes... mas  que agora eles  constatam que  é  tão pouco... e é exatamente tudo o que possuem! Tanto que preenchem a  carga com lenha para aproveitar o caminhão que  os  leva. E ao chegar à cidade grande, José cheio de seu entusiasmo, procura uma escola e matricula-se num curso noturno. Frequenta cada dia de  aula com um renovado entusiasmo, enquanto durante o dia procura um trabalho para começar a nova vida. Nessa procura , seu sonho começa a  se desvanecer. Ao perceber que  para  uma  pessoa sem escolaridade as  oportunidades na  cidade grande são muito reduzidas. A única atividade remunerada que  encontra para uma  pessoa como ele, dependia de  sua força  braçal - carregar os  caminhões de  sacaria  nos  armazéns. Mas seu trabalho não lhe permitia estudar, pois  tinha  hora  para  entrar, mas  não para  sair . Amargurado, vai à  escola trancar sua matrícula, e  na  saída olha  para  trás com lágrimas  nos  olhos. Seu sonho está desfeito! Mas resolve fazer ali naquele lugar uma  promessa para si mesmo: “talvez,quem sabe, a vida não me  permitirá realizar este  meu sonho , mas lutarei até o fim de minhas forças se necessário para que  os  filhos que Deus me  conceder possam realizar os  seus”.

E José e Hilda lutaram a vida toda, ele em sua atividade braçal e ela como empregada doméstica em casas de  família .Tiveram  cinco filhos. E quis a vida que todos eles passassem justamente por aquela mesma escola. E todos conseguissem conquistar     cidadania e chegar ao curso superior . E, quis também o destino, que o primogênito de José e Hilda, aquele pequeno recém nascido... resolvesse tornar-se  professor, e agora ...... está  concluindo esta reflexão com  vocês! No dia 03 de  novembro  de 2005, mamãe  concluía sua  missão  neste  mundo  e  partia deixando o  companheiro de  jornada,José, e  cinco  filhos, nove  netos  e  um bisneto. Eles continuam sua  história. Não desista jamais!

                                                                     Um abraço  e  uma  boa  semana!

*Cláudio Silva é mestre em Educação, Secretário de Desenvolvimento Humano de Apucarana-PR e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR.