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Cláudio Silva
Educação
Ex-secretário de Educação em Apucarana e ex-presidente da UNDIME-PR. É proprietário da Escola Nossa Senhora da Alegria e Colunista do AN Notícias e Jornal Apucarana Notícias.
Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, pois o Site e Jornal Apucarana Notícias pode não comungar com as mesmas ideias.
21/08/2013 02h58

AUTÔNOMOS OU ADESTRADOS? - Parte Io fenômeno de gado


Lembra daquele refrão “Êh, ô, ô vida de gado, povo marcado, povo feliz”, cantado por Zé Ramalho em “Admirável gado novo”, falando aos “que fazem parte dessa massa”?
 
Tente descrever rapidamente três características que você considera num indivíduo autônomo na sua forma de pensar e de agir. Agora faça o mesmo em relação a  outro que considera umadestrado. E você? Quer que seus filhos sejam no futuro, adultos autônomos ou adestrados? Segundo o educador Paulo Freire, parte da resposta vai depender de como você e a escola conduzem o  seu processo educacional. A provocação de Freire, obviamente, não tem um caráter determinista ou visão maniqueísta. Mas é possível depreender de suas considerações que, dependendo de como for conduzida a educação familiar ou escolar, poderemos estar contribuindo para a formação de indivíduos com uma dessas duas características. O mesmo princípio pode ser aplicado também aos grupamentos humanos, desde colaboradores de uma empresa, equipes esportivas ao conjunto de uma população. O papel daqueles que estão à frente conduzindo o processo, sejam eles pais, educadores, chefias e outras funções de liderança ou gestão, é preponderante, para não dizer determinante. 
 
O filme “Forrest Gamp” tem como personagem central um sujeito, interpretado por  Tom Hanks, que resolve correr sem destino. Alguém por impulso o imita, e aos poucos, outros curiosos vão se somando. E quando se vê, uma pequena multidão está atravessando  os Estados Unidos correndo, a maioria sem nem mesmo saber por quê. Simplesmente seguindo o instinto de bando. O psicólogo e pedagogo Jean Piaget, uma das referências na educação moderna, denomina de socionomia uma das etapas do desenvolvimento da consciência moral. Nesta, a nomos (norma, lei) é aquilo que for determinado pelo grupo, pelos outros ou pelo contexto social. É o caso do sujeito que  sempre age no sentido de se amoldar à maioria, para não destoar e evitar ser considerado diferente. Porque o seu princípio é buscar a aprovação ou evitar a censura dos outros, numa preocupação permanente e  por  vezes excessiva com que vão pensar dele. É o estágio anterior à autonomia  (do grego:autós=próprio e nomos=lei - lei própria), que  Piaget considera o nível ideal do  desenvolvimento humano, a etapa mais elevada do comportamento moral. Na autonomia  o  sujeito consegue orientar-se de  acordo  com valores elevados, como a  ética e a  fé por exemplo, e dirigir-se por seus próprios princípios internos de conduta. Assim, desenvolve uma percepção  pessoal, conseguindo olhar para  o  outro  lado, quando  a  maioria  está fixada  num único ponto,  e perceber aspectos que  passam despercebidos para a maioria.

"Quando todos pensam igual, é porque ninguém está pensando!" ( Walt Lippman )
 
Pense nisso!

*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR, foi Secretário Especial de Ensino Superior de Apucarana-PR ( gestão 2012), secretário Municipal de Educação (gestões 2005-2008 e 2009-2012 ). É diretor do Instituto Educacional Escola Nossa Senhora da Alegria.

Ficha Técnica:
Estrutura: Jornalista Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva - MTE 0009817/PR
Revisão: Prof.ª Doutoranda Leila Cleuri Pryjma