Carregando...

Alerta!

logo CALMA, ISTO VAI PASSAR - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias CALMA, ISTO VAI PASSAR - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
Escolha um colunista:
Cláudio Silva
Educação
Ex-secretário de Educação em Apucarana e ex-presidente da UNDIME-PR. É proprietário da Escola Nossa Senhora da Alegria e Colunista do AN Notícias e Jornal Apucarana Notícias.
Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, pois o Site e Jornal Apucarana Notícias pode não comungar com as mesmas ideias.
13/04/2015 03h35

CALMA, ISTO VAI PASSAR

                                     CALMA, ISTO VAI PASSAR!
                                                                       *Por Cláudio Silva
A nossa mensagem de hoje é uma síntese de algumas reflexões anteriores. O recado é que tudo vai dar certo, porque tende a acontecer para as pessoas  íntegras e dedicadas. Mas a vida traz surpresas, como refletíamos na crônica  "Roda Viva", em certos dias podemos estar embaixo e em outros lá em cima. Sabedoria é ter esta compreensão, e jogo de cintura para ir lidando com as situações que vão surgindo ao longo de seu giro. Temos insistido nessas premissas porque muitos esperam que a vida se transforme de uma hora para a outra em uma realidade estática e sem problemas. Isto não vai acontecer, e jamais foi assim  para ninguém. O  fascínio dela está justamente neste dinamismo e nos desafios que nos são interpostos por essas intercorrências, normalmente desagradáveis, que surgem quando menos esperamos. Uma vida previsível e sem maiores novidades pode ser até perigosa para a nossa saúde mental, alertam alguns especialistas. Lia recentemente um estudo de neurociência que destaca que “a vida sedentária e rotineira é a  maior inimiga do desenvolvimento mental, já que não traz novos desafios que gerem, ao resolve-los, outros caminhos neurais.” Revendo a minha história, consigo perceber como cresci em situações que me desafiaram. Creio que com você não foi diferente, caro (a) leitor (a). Uma nova responsabilidade, ou  mesmo depois de uma dificuldade, percalços, decepções, um trabalho cujo resultado ficou aquém do esperado, ou um período difícil. Nos determinamos, fomos à luta e saímos fortalecidos.  Problemas, dificuldades e sofrimentos também podem servir como oportunidades de crescimento. Depende da atitude diante dos mesmos,  que pode ser a de interromper a caminhada para ficar se lamentando e chorando pelos cantos. Ou, por outro, a de levantar a cabeça, “sacudir a poeira e dar a volta por cima”. O mundo é muito maior do que os limites territoriais da nossa aldeia, ou dos limites psicológicos que nós mesmos nos impusemos. Mantenha o seu olhar fixo nas suas metas e siga firme em direção à elas, construindo pacientemente. Um dia de cada vez, um passo depois do outro.  Porque como dizia a canção “Tocando em frente” do Almir Sater, "cada um de nós compõe a sua própria história, e cada ser  carrega em si o dom de ser capaz e de ser feliz".
Pense Nisso!
( SE ACHOU ESTA CRÔNICA INTERESSANTE POSTE O SEU COMENTÁRIO ABAIXO. OS EDITORES)

*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR, ex- Secretário de Educação de Apucarana,PR e Diretor da Escola Nossa Senhora da Alegria 
                                (mais textos do professor no site Prof. Cláudio Silva Educacional)
Ficha Técnica:Estrutura: Jornalista Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva – MTE 000 9817 /PR Revisão:  Psicóloga Mestranda USP Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva.