Carregando...

Alerta!

logo CONHECE A  ESTÓRIA DO SÁBIO? - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias CONHECE A ESTÓRIA DO SÁBIO? - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias

Apucarana, 19 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Índio - Aniver. da Organização Internacional do Trabalho e Dia do Exército -
Escolha um colunista:
Cláudio Silva
Educação
Ex-secretário de Educação em Apucarana e ex-presidente da UNDIME-PR. É proprietário da Escola Nossa Senhora da Alegria e Colunista do AN Notícias e Jornal Apucarana Notícias.
Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, pois o Site e Jornal Apucarana Notícias pode não comungar com as mesmas ideias.
28/08/2012 12h01

CONHECE A ESTÓRIA DO SÁBIO?o peso das decisões

CONHECE A  ESTÓRIA DO SÁBIO?

*Por Cláudio Silva

Outro dia eu refletia sobre o peso das decisões que tomamos ao longo da vida. Temos três filhas. A primeira concluiu a faculdade e já trilha os caminhos profissionais. E nós ainda não conseguimos concluir a nossa casa. A prática nesses anos tem sido a de economizar e depois de algum tempo executar mais uma etapa de ampliação ou reforma. A segunda filha forma-se neste ano, e a terceira já está prestando exames vestibulares. E pode ocorrer que completem seu circulo formativo sem termos concluído o que planejamos para a nossa casa.

Mas avalio que se nesses anos tivéssemos decidido por outras prioridades, poderíamos ter incorrido em problemas financeiros e até comprometido a formação delas. A casa ainda não está pronta, mas elas estão sendo preparadas para a vida. “O ótimo é inimigo do bom”, diz a sabedoria. Outros objetivos podem esperar, mas a vida delas não. É o que fomos aprendendo com os nossos pais e observando famílias que admiramos.

A esse respeito, eu me recordo de um conto:

Numa região do interior da China vivia um sábio muito admirado.  Os que recorriam aos seus conselhos ficavam gratificados com as lições que recebiam. Na mesma aldeia também morava um jovem inteligente e conhecido por badernas e atos de irresponsabilidade. Vendo a popularidade do velho mestre, planejou que se conseguisse supera-lo tornar-se-ia admirado e um sucesso entre as garotas. Assim, arquitetou uma forma de vencê-lo em um desafio. Pensou, vou me apresentar com um passarinho escondido nas mãos e pedir que adivinhe. Se porventura acertar, o que já será difícil, perguntarei se está vivo ou morto. Assim, se responder que está morto, abrirei as mãos e o mostrarei vivo. E se disser que está vivo, bastará apertar-lhe o pescoço e apresentá-lo morto.  Um plano perfeito pensou. E convidou orgulhosamente toda a aldeia para assistir a sua vitória. No dia e hora marcados uma multidão lota a praça central da aldeia. O rapaz todo soberbo, se aproxima com as mãos escondidas atrás e pergunta:

- Grande mestre, diga-nos o que tenho nas mãos!

O sábio calmamente cofia a longa barba branca por alguns instantes, conjectura sobre várias possibilidades e responde:

- “Meu rapaz, estamos na primavera, época em que os pássaros fazem seus ninhos e procriam. Espetáculo que impressiona e atrai a curiosidade principalmente de jovens como você. Tens nas mãos um passarinho” - respondeu com segurança.

Impressionado, mas com ironia e arrogância o jovem continuou:

- A primeira você acertou mestre. Agora responda-nos, está vivo ou morto?

Observado com expectativa pela plateia, o sábio, novamente após refletir, olha fixamente nos olhos do jovem e responde:

- Só depende de você, meu rapaz.  Está em suas mãos decidir se estará vivo ou morto.

As decisões verdadeiramente sábias na vida, diz Michel Quoist em sua famosa obra “Construir o homem e o mundo”, serão sempre as que priorizarem a edificação das pessoas.  E a história já comprovou ao longo dos tempos que, começando pela família, toda sociedade humana só se constrói efetivamente na medida em que a educação estiver na centralidade de suas decisões.

Pense nisso!

*Cláudio Silva é mestre em Educação, Secretário Especial de Ensino Superior de Apucarana (Pr) e ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR.                                                                                                                      

Ficha Técnica:

Estrutura: Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva (acadêmica de jornalismo)

Galeria de Imagens