Carregando...

Alerta!

logo CUIDADO  COM A  BUSCA  DO  MAIS  FÁCIL - COM CLÁUDIO SILVA - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias CUIDADO COM A BUSCA DO MAIS FÁCIL - COM CLÁUDIO SILVA - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
Escolha um colunista:
Cláudio Silva
Educação
Ex-secretário de Educação em Apucarana e ex-presidente da UNDIME-PR. É proprietário da Escola Nossa Senhora da Alegria e Colunista do AN Notícias e Jornal Apucarana Notícias.
Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, pois o Site e Jornal Apucarana Notícias pode não comungar com as mesmas ideias.
13/01/2011 17h48

CUIDADO COM A BUSCA DO MAIS FÁCIL - COM CLÁUDIO SILVAUm alerta aos pais para a importância da educação da vontade no processo de formação dos filhos

CUIDADO  COM A  BUSCA  DO  MAIS  FÁCIL - COM CLÁUDIO SILVA

“O que é  fácil é, precisamente por isso, estéril.  Odeio a  facilidade. Uma  civilização  assenta  sobre  o que é exigido  aos  homens  e  não  sobre  o que  lhes  é  dado  gratuitamente”.  (Saint Exupéry)

 

                                                CUIDADO COM A BUSCA DO MAIS FÁCIL!

 

*Por Cláudio Silva

 

A escola de uma vida de facilidades só forma para a mediocridade, ensina a sabedoria. Nesse sentido, as palavras  de Schneider, em  “Vocação acertada... futuro feliz” (Edições  Paulinas) são sempre atuais quando  afirmam  que ”Um lugar ao sol, é  conquistado no esforço e na renúncia, e tem um gosto bom que a preguiça desconhece”. Você pode contar nos dedos as pessoas que levam integralmente até o fim seus projetos pessoais, empreendimentos e ideais. A grande maioria para no meio do caminho. Perde o fôlego na primeira subida. Derrapa nas compensações aliciantes. Muitos começam bem, empregam todas as energias nos primeiros dias  da  semana, do mês ,do  ano, ou mesmo de alguns anos. Depois... estacionam, dormem, deixam a vida correr. E... consequentemente fracassam. Instintivamente, por força da natureza fraca, da vontade  inconstante, somos atraídos para o mais fácil. Ah! se fosse possível obter fortunas, sem calejar as mãos, sem acionar nossos talentos e arregaçar as mangas, viveríamos num ócio  eterno, afundados em macias poltronas, saboreando bebidas, vendo t.v. ou  navegando na  internet, passeando, descansando! Muitos até sonham com férias eternas, viajando pelo mundo! A preferência do recreio ao estudo, da sombra e água fresca ao trabalho. Se os diplomas universitários  pudessem ser conquistados sem curtir bancos escolares, as salas  de aula ficariam às moscas. No entanto a vida ensina que pessoas de sucesso, indistintamente, são aquelas que forjam diariamente sua têmpera na vida dura e  desafiante. Dispostas a muitas e difíceis renúncias. A grandiosidade da conquista passa sempre por caminhos difíceis e tortuosos. Tão ilustrativa é a prece diária do Papa Pio XI: “Obrigado, Senhor, por ter nascido numa época tão difícil e tão concorrida, onde o bem e o mal se digladiam num combate gigantesco. Nos tempos atuais, não se conseguirá mais sobreviver sendo medíocre! Na educação  dos  seus  filhos, oriente-os  a darem sempre o melhor  de  si  em tudo  o  que  fizerem, começando pelas pequenas coisas do dia-a-dia. Fazendo disso  um hábito. E, observando que  os  resultados, ou o que as  pessoas chamam de sucesso, serão consequências desses pequenos atos somados. É o velho ditado, “quem planta colhe, na exata medida do que plantou!”  E, cá entre nós, desconfiemos da “filosofia” do “deixa a vida me levar”, porque se o volante do destino não estiver em suas mãos, sua vida amigo será  como um barco à  deriva. E os resultados ...  são sempre previsíveis.

          Um grande abraço e uma  boa  semana!

                                       Prof. Cláudio Silva  

 

*Cláudio Silva é mestre em Educação, Secretário de Desenvolvimento Humano de Apucarana-PR e presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR.

Galeria de Imagens