Carregando...

Alerta!

logo ELAS FALAM! - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias ELAS FALAM! - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
Escolha um colunista:
Cláudio Silva
Educação
Ex-secretário de Educação em Apucarana e ex-presidente da UNDIME-PR. É proprietário da Escola Nossa Senhora da Alegria e Colunista do AN Notícias e Jornal Apucarana Notícias.
Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, pois o Site e Jornal Apucarana Notícias pode não comungar com as mesmas ideias.
27/10/2014 12h32

ELAS FALAM!lições extraídas das urnas

                                           ELAS FALAM!
                                                                  *Por Cláudio Silva
 
                             "Toda unanimidade é burra" ( Nelson Rodrigues)

O amadurecimento democrático exige um percurso longo e por vezes penoso. E passa necessariamente pelo processo educacional de uma nação. As urnas falam. O resultado das eleições  presidenciais de 2014 vem também retratar a realidade educacional do país. Exibe um corte nítido no mapa, que além  de evidenciar as diferenças socioeconômicas entre as regiões onde cada candidato foi destacadamente majoritário, coincide com o quadro educacional dessas regiões. Elas mostraram também que o resultado final não apresentou polarização de um dos lados. Um dado significativo se concordarmos com a expressão acima atribuída à Nelson Rodrigues de que toda generalização é no mínimo  perigosa. O peso das asas da “aeronave” parece não pender  mais para um lado só, que é perigoso pois  irremediavelmente a faz cair. A pequena diferença de três pontos percentuais entre os dois candidatos, refletiu esta tendência ao equilíbrio de forças no momento político do país. O que pode estar indicando amadurecimento, crescimento do nível de conscientização da nossa jovem e ainda frágil democracia. Há muito por se fazer para que o Brasil alcance o status de uma nação de  cidadãos culturalmente desenvolvidos, que  não mais dependam de programas sociais para a sua subsistência, o que , registre-se, são programas válidos e necessários. Porém, em nosso entendimento, não devem ser perenes, e para tanto, precisam ser desenvolvidos com prazo previamente estipulado, em paralelo com outras iniciativas públicas, que além da educação e cultura incluam a saúde, o trabalho, a moradia e a segurança, condições essas, que ajudam o cidadão à conquistar a sua efetiva emancipação. Do contrário estará condenado à eterna dependência e sujeito à manipulações. Educação pública de qualidade é algo que não se pode esperar.
Pense nisso!
(Se achou esta crônica interessante, poste o seu comentário abaixo. Sua referência é importante para nós.)
*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex- Secretário de Educação de Apucarana-PR e ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR. Diretor da Escola Nossa Senhora da Alegria                                                                 (mais textos do professor poderão ser acessados no site Prof. Cláudio Silva Educacional)
Ficha Técnica:Estrutura: Jornalista Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva – MTE 000 9817 /PR Revisão:  Psicóloga Mestranda USP Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva.