Carregando...

Alerta!

logo Quer que seus filhos sejam inteligentes? - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias Quer que seus filhos sejam inteligentes? - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
Escolha um colunista:
Cláudio Silva
Educação
Ex-secretário de Educação em Apucarana e ex-presidente da UNDIME-PR. É proprietário da Escola Nossa Senhora da Alegria e Colunista do AN Notícias e Jornal Apucarana Notícias.
Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, pois o Site e Jornal Apucarana Notícias pode não comungar com as mesmas ideias.
25/11/2013 09h31

Quer que seus filhos sejam inteligentes?O peso dos relacionamentos

Iniciamos a reflexão com um depoimento do educador Paulo Freire, no livro Pedagogia da Autonomia:
 
 “Estava sendo então, um adolescente inseguro, vendo-me como um corpo anguloso e feio, percebendo-me menos capaz do que o fortemente incerto de minhas possibilidades. Era muito mais mal-humorado que apaziguado com a vida. Facilmente me eriçava. Qualquer consideração feita por um colega rico da classe já me parecia o chamamento à atenção de minhas fragilidades, de minha insegurança. O professor trouxera de casa os nossos trabalhos escolares e, chamando-nos um a um, devolvia-os com o seu ajuizamento. Em certo momento me chama e, olhando ou re-olhando o meu texto, sem dizer palavra, balança a cabeça numa demonstração de respeito e de consideração. O gesto do professor valeu mais do que a própria nota dez que atribuiu à minha redação. O gesto do professor me trazia uma confiança ainda obviamente desconfiada de que era possível trabalhar e produzir. [...] A melhor prova da importância daquele gesto é que dele falo agora como se tivesse sido testemunhado hoje. “E faz, na verdade, muito tempo que ele ocorreu...” (1996 pp. 42-3).
 
Em tempos de bullying e grande violência social, tenho reforçado a recomendação de que se dê atenção especial à qualidade dos relacionamentos nos ambientes educacionais. Por refletir no desenvolvimento global da pessoa. Somos seres de relações. Na escola, deve-se ter um cuidado especial à qualidade do “clima organizacional”, o que inclui os relacionamentos entre professores, funcionários, pais, e, principalmente, os educandos. O mesmo princípio deve ser observado nas relações familiares.

MORIN, afirma que “o desenvolvimento da inteligência é inseparável do mundo da afetividade”, por despertar para a paixão e a curiosidade pelo conhecimento. O educador, embora competente e dedicado, pode comprometer os resultados do processo de ensino e aprendizagem se descuidar desse aspecto essencial.
 
A afetividade, tanto pode fortalecer o conhecimento, como asfixiá-lo. Há, portanto, estreita interdependência entre as variáveis razão e afetividade, com repercussão direta nos resultados. Nos espaços educacionais onde há sintonia entre a qualidade do trabalho pedagógico e das relações humanas os resultados são perceptíveis. “Há estreita relação entre inteligência e afetividade: a faculdade de raciocinar pode ser diminuída, ou mesmo destruída, pelo déficit de emoção; [...]”. Já Rousseau alertava em sua pedagogia do Emílio, para os perigos de uma educação distorcida pelos excessos praticados por preceptores opressivos ou mesmo cruéis, assim como pela liberalidade excessiva. 
 
Procure recordar-se de professores marcantes em sua vida.  Normalmente nosso cérebro acessa mais rapidamente os que nos impactaram afetivamente de forma positiva ou negativa. Lembro-me que, certa vez, durante uma aula lia o meu caderno de poesias e contos às escondidas. Naquela época, o garoto que se interessasse por literatura ou poesia, tinha a sua masculinidade questionada pelos colegas. Não percebi, tão concentrado que estava, que a professora, por trás, viu o que eu estava fazendo e deve ter lido algo do meu “caderninho secreto”. Com a sensibilidade dos  grandes  educadores, discretamente, talvez para se assegurar de que os demais não percebessem, pediu-me se me importaria de que o levasse consigo para ler mais  tarde. Meio sem graça concordei. Dias depois, ela sutilmente, sem proferir palavras, devolvia o caderno sobre minha carteira. Junto, uma página do principal jornal da cidade com a publicação de um dos meus poemas. Pode imaginar o impacto desse pequeno gesto em minha vida. Minha reverência eterna à educadora, poetisa e escritora, Prof.ª Maria Granzoto da Silva.
 
 “O homem da racionalidade é também o da afetividade [...]”.
 
Pense nisso!
 
Se achou esta crônica interessante compartilhe recomendando a amigos, e poste o seu comentário abaixo. A sua referência é muito importante para nós - Os  editores.

*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR, foi Secretário de Educação de Apucarana-PR (gestões  2005-2008 e  2009-2012 ) e  Secretário  de  Ensino  Superior ( 2012). É diretor do Instituto Educacional Escola Nossa Senhora da Alegria de Apucarana, PR..
 
Ficha Técnica:
Estrutura: Jornalista Cláudia Alenkire Gonçalves da Silva  - MTE 0009817/PR 
Revisão: Prof.ª Doutoranda Leila Cleuri Pryjma

Mais Crônicas e  Escitos do professor poderão ser acessadas  em http://profclaudiosilva.blogspot.com.br/