Carregando...

Alerta!

logo Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio (por psicóloga Cláudia Yaísa G. da Silva) - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio (por psicóloga Cláudia Yaísa G. da Silva) - Cláudio Silva - Colunistas - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
Escolha um colunista:
Cláudio Silva
Educação
Ex-secretário de Educação em Apucarana e ex-presidente da UNDIME-PR. É proprietário da Escola Nossa Senhora da Alegria e Colunista do AN Notícias e Jornal Apucarana Notícias.
Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, pois o Site e Jornal Apucarana Notícias pode não comungar com as mesmas ideias.
14/09/2020 01h23

Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio (por psicóloga Cláudia Yaísa G. da Silva)

sia, Gracioso, Bom, Bloom, Cor, Sugar Land, Editor

O mês de setembro vem reforçar a importância das ações voltadas à prevenção do suicídio.
 
O comportamento suicida é um fenômeno complexo e multifatorial que se manifesta em autoagressões que podem envolver ideação, ameaças, tentativas e atos suicidas.
 
Importante entender que o comportamento suicida não está presente apenas em casos de problemas de saúde mental - transtornos mentais.
 
Outros eventos estressores podem aumentar o risco, como: problemas financeiros; violência física, sexual e psicológica (humilhação); uso abusivo de álcool e outras drogas; ambiente familiar hostil; falta de suporte social, entre outros.
 
Sinais de alerta: Mudanças de comportamento; isolamento afetivo; sentimento de solidão, desamparo e desesperança; autodesvalorização; aquisição de meios para morrer de suicídio;
crise existencial; exposições frequentes a situações de risco.
 
Como agir:
  • Não duvidar, desqualificar ou minimizar o desejo de morte
  • Acolher sem julgamentos e considerar o ato como um sinal de alerta
  • Evitar apontar culpados ou causas, procurar entender como a pessoa se sente
  • Ter escuta acolhedora, respeitosa e séria
  • Oferecer ajuda para iniciar um acompanhamento psicológico e/ou psiquiátrico
 
O melhor caminho é a prevenção!
Procure um psicólogo ou psiquiatra devidamente registrado no seu conselho profissional
 
O CVVV Centro de Valorização da Vida também realiza apoio emocional e prevenção do suicídio. Entre em contato no número 188 ou pelo site: www.cvv.org.br
 
Fonte:
Cartilha - Suicídio na Pandemia Covid19. Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Pandemia COVID-19. Ministério da Saúde, Fiocruz, 2020.
 
 
*Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva – psicóloga CRP 06/111120, professora de Psicologia, Doutoranda em Psicologia Clínica pela USP, especialista em Psicanálise. Site www.psico.life / e-mail: claudia@psico.life / Instagram: @psico.life / Facebook: Psico.Life