Carregando...

Alerta!

logo Acadêmicos da UTFPR pedem mais segurança na região campus - Notícias - AN Notícias Acadêmicos da UTFPR pedem mais segurança na região campus - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
28/06/2016 06h27

Acadêmicos da UTFPR pedem mais segurança na região campusMais policiamento e adequação da linha de ônibus da VAL são medidas já anunciadas

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Acadêmicos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), acompanhados do assessor da direção da instituição, Marcelo Ferreira, se reuniram ontem (27) com o prefeito Beto Preto, a Polícia Militar, Guarda Municipal e a empresa de transporte coletivo VAL para discutir ações de segurança na região do Campus Apucarana.

O Diretório Central de Estudantes afirma que o clima de insegurança existe, já que alguns deles foram vítimas de assaltos mais de uma vez.

“A incidência de assaltos envolvendo os estudantes é alarmante, ocorrendo tanto no período da noite como em plena luz do dia. Mesmo após a decisão de só andar em grupo para chegar até o ponto de ônibus em frente ao Colégio SESI ou para ir as suas casas nas ruas próximas a UFTPR, os alunos continuaram a ser assaltados. Eles perdem o celular e a carteira com todos os documentos”, relata presidente do diretório central dos estudantes, Evandro Porto dos Santos, que veio da capital São Paulo para estudar na UTFPR/campus Apucarana.

Os estudantes saíram do encontro no gabinete do prefeito com a promessa de ver suas reivindicações atendidas. O comandante do Policiamento Urbano do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente Dejair Budkewitz, garantiu que vai implementar novas estratégias de policiamento nas proximidades do campus, incluindo a realização de ronda policial mais ostensiva. Também foi estabelecida a parceria da PM com a direção da UTFPR para realização de um trabalho de orientação junto dos estudantes sobre medidas de segurança preventivas.

A prefeitura, por sua vez, assumiu o compromisso de manter uma iluminação de qualidade na área e realizar podas de árvores no entorno do UTFPR, bem como em todo trajeto até o ponto de ônibus do SESI. Também presente na reunião, o encarregado operacional da VAL, Leuzé dos Santos, vai avaliar a possibilidade de extensão e maior frequência da linha do ônibus até a frente do campus.

O objetivo da medida da VAL é evitar que os estudantes tenham que se deslocar até o ponto de ônibus do SESI, localizado a cerca de 100 metros da porta de entrada da instituição de ensino. “É exatamente quando percorrem este trecho que a maioria dos estudantes é assaltada”, detalha Guilherme Boraschi, aluno que deixou sua cidade natal, Catanduva (SP), para cursar Engenharia Têxtil na UTFPR de Apucarana.
 

Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana