Carregando...

Alerta!

logo Ações da equipe Rocam irá completar um ano em Apucarana - Notícias - AN Notícias Ações da equipe Rocam irá completar um ano em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2019

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
08/04/2019 00h04

Ações da equipe Rocam irá completar um ano em ApucaranaA equipe é comandada pelo Sargento Altemar Oliveira, o policial conta que há três anos foi criada no 10º Batalhão a equipe motos

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A equipe é comandada pelo Sargento Altemar Oliveira, o policial conta que há três anos foi criada no 10º Batalhão a equipe motos, que seria uma espécie de rádio patrulha sobre duas rodas. Com a equipe nas ruas foi constatado que o trabalho feito em motos estava surtindo bons resultados, pois com a motocicleta era possível conseguir mais agilidade durante perseguições e abordagens em locais estratégicos.

Com o passar do tempo, os integrantes da equipe motos sentiram a necessidade de crescer ainda mais. O Sargento começou a pesquisar sobre o trabalho das ROCAMs que existem no Estado, normas gerais de atuação e com o tempo conseguiu total apoio do Comando para treinamentos e a implantação definitiva da equipe. Os Policias Everton Luiz Pacheco Alves, Luiz Guilherme Bachete Santos, Márcio José Joaquim Felipe Neto e Daniel Vinícius Pereira juntamente com o Sargento Altemar realizaram 4 dias de treinamento intenso com a ROCAM de Maringá que é uma equipe exemplo de atuação em todo o Paraná.

“Foram treinamentos difíceis com obstáculos como subir e descer escadarias, passagem por gangorras, treinamento de frenagem, derrapagem e treinamentos com as motocicletas em diferentes situações, no asfalto e na terra. Após isto então descobrimos que era importante a utilização do garupa com uma arma longa para a segurança da equipe, foi realizado mais alguns dias de treinamento aqui na cidade mesmo com o capitão Vilson, onde foi realizado simulações de acompanhamento, tiro engarupado e forma de utilização da arma longa pelo garupa, assim nivelado a forma de trabalho com as demais ROCAMs do Paraná,” explica o Sargento Altemar.

Depois de todo esse treinamento e empenho dos policiais no dia 18 de Abril de 2018 foi efetivada a equipe ROCAM do 10º BPM de Apucarana. O Sargento ainda lembra que os policias escolhidos para integrar a equipe passaram até por um estágio supervisionado, que todos possuem habilitação, e além de um objetivo em comum, combater o crime.

“A eficácia do serviço da ROCAM deve-se a agilidade da motocicleta, assim como ao fato do criminoso quando realiza o crime se utilizar na maioria das vezes da motocicleta para fugir, a criação da ROCAM iguala as condições do policial ao do marginal no momento em que este realiza a fuga, dando uma maior possibilidade de detenção do autor. Assim como os resultado devem-se a equipe escolhida para desempenhar este serviço, 5 policiais que estão deste a criação da equipe motos, que passaram por estes diversos treinamentos e trabalham em uniformidade, todos empenhados e dedicados ao serviço,” ressalta Altemar.

A equipe ROCAM se faz presente no centro de Apucarana, nos bairros e constantemente apreendem drogas e prendem acusados de roubo ou furto em flagrante. São homens que estão preparados e arriscam as vidas sob duas rodas todos os dias para proteger e servir a população. Um ano de muito trabalho, mas principalmente um ano cheio de bons resultados. Equipe que conquistou a confiança e faz a diferença em Apucarana, pela bravura e competência.
Fonte: AN Notícias com 10ºBPM Apucarana

Galeria de Imagens