Carregando...

Alerta!

logo Adefiap e AMS entregam mais 25 cadeiras de rodas e banho - Notícias - AN Notícias Adefiap e AMS entregam mais 25 cadeiras de rodas e banho - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 18 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Mundial do Radioamador - Dia de Allan Kardec - Dia do Autor e do Editor - Dia do Livro Espírita e Dia Livro Infantil -
31/03/2018 09h54

Adefiap e AMS entregam mais 25 cadeiras de rodas e banhoNeste mês foram contemplados 37 pacientes de Apucarana e região, com necessidades especiais

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Num período de apenas 15 dias a Associação dos Deficientes Físicos de Apucarana (Adefiap) e a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana I(AMS) entregaram 37 equipamentos, entre cadeiras de rodas motorizadas e de banho, para pacientes com necessidades especiais de Apucarana e região. No dia 15 de março haviam sido entregues 12 e hoje (29) mais 25.

Com presença do vice-prefeito, Junior de Femac e o presidente da Adefiap, Paulo Antonio da Silva, o evento de hoje (29) distribuiu 15 cadeiras de rodas motorizadas, 1 cadeira de banho infantil, 3 cadeiras de banho para pessoas com peso acima de 90 quilos, e 5 cadeiras de banho com encosto reclinável. Já no dia 15 de março foram entregues sete cadeiras de rodas motorizadas, duas cadeiras de rodas monobloco (mais reforçadas) e três cadeiras de banho.

Os pacientes foram beneficiados através do programa do Ministério da Saúde “Viver sem Limites”, no qual a Adefiap está inscrita desde 2013. Neste período de cinco anos, a entidade já recebeu 130 cadeiras de rodas motorizadas, e um número bem superior de cadeiras de rodas monobloco (mais reforçadas), de cadeiras de rodas convencionais e cadeiras de banho. “Além de Apucarana, os equipamentos atendem pacientes dos demais municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde. Os equipamentos de hoje, por exemplo, atenderam pessoas de São Pedro do Ivaí, Rio Bom, Borrazópolis, Marilândia do Sul, Jandaia do Sul e Apucarana”, informa o presidente da Adefiap, Paulo da Silva.

Uma das beneficiadas Carolina Marcon Martins, 73 anos, moradora em Rio Bom, disse que receber a cadeira de rodas motorizada representa uma nova fase na sua vida. “Agora posso ir onde quiser sem precisar da ajuda de ninguém e isso é muito bom”, afirmou dona Carolina, que já tem planos de ir à igreja sozinha, nas celebrações religiosas da Páscoa.

Morador da Vila Martins, em Apucarana, Alexandre José da Silva, 48 anos, tem certeza que sua vida vai mudar de agora em diante. “Com essa cadeira motorizada vou poder fazer muitas coisas que não era possível antes. Ter autonomia não tem preço para pessoas na minha condição. Estou muito contente e agradeço a Adefiap, ao prefeito Beto Preto e todos que ajudam essas cadeiras chegarem até nós”, declarou Alexandre da Silva.

Representando o prefeito Beto Preto no evento, o vice-prefeito Junior da Femac, destacou os benefícios que o programa “Viver sem Limites” trouxeram para a população de Apucarana e região. “É um programa fundamental que é feito numa parceria do Governo Federal, Adefiap e prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde. Meu pai é cadeirante e sei da superação diária que cada um de vocês enfrenta diariamente. Sei também como essa cadeira vai ajudar vocês a ter autonomia e mobilidade. A prefeitura tem procurado facilitar o ir e vir do cadeirante com a instalação de mais de mil rampas em várias regiões da cidade”, observou Junior da Femac.

Parceira da Adefiap há muitos anos, a vereadora Márcia Sousa destacou a mudança que os equipamentos entregues, através do programa “Viver sem Limites”, fazem na vida das pessoas com necessidades especiais. “Isso gera autonomia e liberdade, e a Adefiap tem realizado um trabalho de garantia desse direito. Parabéns a todos que estão recebendo essas 25 cadeiras hoje”, disse Márcia Sousa.

Programa “Viver sem Limites”

Criado em 2011, o “Viver sem Limites” integra o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e visa fomentar programas e outras ações no sentido de garantir autonomia, liberdade e independência deficientes físicos brasileiros. Cada cadeira motorizada custa em torno R$ 5 mil, e a verba é liberada pelo Governo Federal via Fundo Municipal da Saúde. Na parceria, a Adefiap, entidade vinculada ao Sistema Único de Saúde (SUS), é responsável pelo cadastro dos interessados, solicitação, compra e repasse da cadeira. A Autarquia de Saúde atua no trâmite burocrático, avaliação e análise da necessidade, e intermediação para liberação dos recursos federais.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana