Carregando...

Alerta!

logo AMS segue investigação de casos suspeitos de H1N1 em Apucarana - Notícias - AN Notícias AMS segue investigação de casos suspeitos de H1N1 em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
19/04/2016 07h31

AMS segue investigação de casos suspeitos de H1N1 em ApucaranaDuas pessoas faleceram suspeitas de portarem o vírus

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O Departamento de Epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana está investigando dois casos de gripe H1N1, que resultaram nas mortes de um homem de 48 anos e de uma mulher de 33 anos, ocorridas no Hospital da Providência, onde ficaram internadas para tratamento médico. Nas duas situações, houve coleta de material para análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Curitiba.

O coordenador de epidemiologia da AMS, enfermeiro Luciano Pereira da Silva, informou hoje que no caso do óbito masculino, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (18/04), o homem de 48 anos esteve há nove dias em São Paulo e no retorno a Apucarana começou a apresentar os sintomas da doença, tendo procurado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), mas com o agravamento do quadro foi encaminhado a unidade hospitalar.

Quanto a mulher, relata o enfermeiro, esta apresentou os sintomas da H1N1, mas fez a automedicação. O quadro, porém, agravou-se e ela apresentou problemas respiratórios, quando então procurou o atendimento hospitalar, mas não resistiu e faleceu no dia 11 último.

Nas duas situações, cumprindo o protocolo do Ministério da Saúde, houve a coleta do material para análise no Lacen. Segundo Luciano Pereira, não há um prazo determinado para a apresentação dos resultados, uma vez que o laboratório tem uma demanda grande de material para análise, nas apenas da influenza, mas também de dengue, febre chicungunha e zika vírus.

O QUE É – A influeza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

Entre as importantes medidas preventivas estão lavar as mãos, evitar locais fechados e muito cheios, e buscar orientação médica em caso de início subido de febre alta, tosse (geralmente seca), dores musculares, nas articulações, cabeça e garganta, desconforto grave e corrimento nasal.
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana