Carregando...

Alerta!

logo Apucarana abre Semana do Microempreendedor Individual  - Notícias - AN Notícias Apucarana abre Semana do Microempreendedor Individual - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 15 de Dezembro de 2017

SAIBA MAIS

Dia do Esperanto - Dia de São Mesmim - Dia do Jardineiro - Dia do Amigo Secreto e Dia do Jornaleiro -
09/05/2017 12h05

Apucarana abre Semana do Microempreendedor Individual Além de participar de palestras e oficinas, os interessados poderão agendar consultorias nas áreas de planejamento e finanças

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Assim como acontece nacionalmente, Apucarana intensificará nos próximos dias as atividades voltadas aos pequenos empreendedores. Foi aberta nesta segunda-feira (08/05), a Semana do Microempreendedor Individual (MEI), que se estenderá até sexta-feira. Neste período, além de palestra e oficinas, os interessados poderão agendar consultorias nas áreas de planejamento e finanças.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, em parceria com o escritório local do Sebrae, e a abertura da semana aconteceu  na Sala do Empreendedor, localizada no prédio da Prefeitura. “Segundo dados do IPEA, a retração do PIB no Brasil só não foi pior por causa da atuação das microempresas. Em Apucarana, nós temos quase 4.000 MEIs ativos e pretendemos fomentar ainda mais esse setor”, ressalta Moacir Salve, secretário municipal de Indústria e Comércio.

Beatriz Poletto, consultora do Sebrae, afirma que as palestras que integram a Semana do MEI vão acontecer no salão nobre da Prefeitura de Apucarana, enquanto o serviço de consultoria é prestado na Sala do Empreendedor. Neste espaço, os microempreendedores receberão uma série de orientações, que vão desde a formalização de empresas até a declaração anual do MEI cujo prazo vence no dia 31 de maio. “Temos profissionais especializados para orientar em questões de abertura do negócio, formalização e registro de CNPJ como também a parte de financiamento”, cita a consultora do Sebrae.

O prefeito Beto Preto ressalta, “Que nessa semana do empreendedor que se inicia hoje, nós possamos atingir a todos que estão na informalidade, os que precisam pagar o INSS e todos aqueles que precisam emitir uma nota. Temos que nos formalizar para fazer avançar a economia da nossa cidade”.

Desde que o MEI foi criado, 5 milhões de empreendedores atuantes em mais de 480 atividades já adotaram essa figura jurídica para se formalizar. Eles ficam sujeitos a regras simples: faturar até R$ 60 mil por ano, não possuir sociedade em nenhuma outra empresa e ter no máximo um funcionário.

Além do prefeito Beto Preto, participaram da abertura da Semana Nacional do MEI, o vice-prefeito Junior da Femac, vereador Marcos da Vila Reis, secretário municipal de indústria e comércio Moacir Salve, os consultores do Sebrae Beatriz Poletto e José Henrique Martins, o vice-presidente da Acia para assuntos do comércio Junior Cesar Serea, e representante da Caixa Econômica Federal.

PROGRAMAÇÃO – Na terça-feira, haverá a Oficina Sei Comprar com o consultor Rodrigo Martins, na quinta está programada a Oficina Sei Vender, com o consultor Marcelo, e na sexta haverá a palestra sobre Formalização do MEI, com Débora Farias. “As oficinas vão acontecer no período das 19 às 23 horas. Já a palestra vai ocorrer das 19 às 21 horas”, informa Beatriz, reforçando que essa programação terá por local o salão Nobre da Prefeitura de Apucarana.

Já a consultoria especializa está sendo oferecida na Sala do Empreendedor, mediante prévio agendamento. “Nesta terça temos a consultoria na área de planejamento, na quarta a financeira”, finaliza a consultora do Sebrae.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens