Carregando...

Alerta!

logo Apucarana avalia ações de combate à pandemia - Notícias - AN Notícias Apucarana avalia ações de combate à pandemia - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
27/07/2020 11h55

Apucarana avalia ações de combate à pandemiaJR da Femac lembrou que nos últimos quatro meses, as estratégias adotadas por Apucarana colaboraram para o controle da doença no município, evitando sobrecarga do sistema de saúde

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS) promoveu nesta segunda-feira (27/07) uma reunião técnica de avaliação das ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Participaram da discussão o prefeito Júnior da Femac, o secretário da Saúde, Roberto Kaneta, e o superintendente da Atenção Básica da Autarquia Municipal de Saúde, Marcelo Viana de Castro.

Júnior lembrou que nos últimos quatro meses, as estratégias adotadas por Apucarana colaboraram para o controle da doença no município, evitando sobrecarga do sistema de saúde. “Apucarana assumiu uma ação proativa, ao invés de ficar esperando acontecer, procurou agir. Com isso, muitas ações foram realizadas mesmo antes de termos o primeiro caso positivo, sempre tendo como foco assegurar a saúde da população”, disse o prefeito.

Entre as ações adotadas, ele cita campanha de orientação da sociedade sobre as formas de proteção, aquisição e distribuição de máscaras e sabão líquido a todos os cidadãos, edição de decretos disciplinando o funcionamento do comércio, da indústria e prestadores de serviços, implantação de um pronto atendimento exclusivo para casos suspeitos. “O pronto atendimento, juntamente com a obrigatoriedade do uso de máscaras e aplicação de testes na população, foi um grande diferencial de Apucarana, uma das primeiras cidades a oferecer esse serviço”, avaliou o prefeito Júnior da Femac.

Júnior lembra ainda da criação de uma unidade especializada de atendimento do Samu, a vacinação contra a gripe, em especial junto ao público de risco, e o isolamento residencial e monitoramento diário dos casos suspeitos e positivados. “Também realizamos chamamentos públicos para reforçar as equipes de saúde e reforçamos as medidas de prevenção junto ao funcionalismo público”, pontuou o prefeito.

As medidas adotadas pela prefeitura, em consonância com as recomendações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, também colaboraram para o controle do vírus na cidade. “Sem dúvidas, as ações tomadas pelo município no começo da pandemia foram preponderantes e o impacto positivo pode ser percebido hoje. Apucarana tem um papel importante como polo regional e também tem dado apoio ao Hospital da Providência e à unidade materno infantil”, disse Roberto Kaneta, secretário Municipal de Saúde.

Durante a reunião de avaliação, também foram discutidas tomadas de decisões. “O combate ao novo coronavírus (Covid-19) é algo novo, não há um manual, por isso realizamos diariamente o acompanhamento dos serviços e, neste momento, avaliamos medidas para aprimorar ainda mais o atendimento ofertado à população”, conclui o prefeito Júnior da Femac, relatando que em quatro meses e uma semana passaram pelo Pronto Atendimento do Coronavírus 5.343 pacientes. “Temos uma página na internet onde a população pode acompanhar todas as medidas da prefeitura e acompanhar dados atualizados sobre a pandemia no município”, informa o prefeito. O acesso é pelo endereço: http://www.apucarana.pr.gov.br/site/coronavirus. Com 554 casos, Apucarana tem 12 óbitos registrados.

Pronto Atendimento – O contato com o Pronto Atendimento do Coronavírus, que funciona no prédio do antigo PAM, na Rua Miguel Simião, 69, na área central, pode ser feito pelo telefone fixo 3162-3049 e celulares 99967-0845 e 99967-0563 com atendimento por ligação ou pelo WhatsApp.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana