Carregando...

Alerta!

logo Apucarana comemora o “Dia da Vitória” - Notícias - AN Notícias Apucarana comemora o “Dia da Vitória” - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
11/05/2019 05h20

Apucarana comemora o “Dia da Vitória”O evento foi organizado pelo 30º BIMec

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Acompanhado de alunos e professores do Colégio Platão, o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, professor Luciano Molina, a convite do comandante do 30º BIMEC, tenente-coronel Alexandre Colombo, participou da solenidade alusiva ao “Dia da Vitória”, no Centro Cívico José de Oliveira Rosa, em Apucarana. O evento, realizado pelo 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), marcou a comemoração dos 74 anos da Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial.

Participaram da cerimônia o prefeito Junior da Femac, o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) Antônio Ferreira Dantas, de 98 anos de idade, morador na cidade de Marilândia do Sul, o comandante do 10º BPM, major Roberto Cardoso, o comandante do Corpo de Bombeiros, major André Lopes, o agropecuarista e detentor da “Ordem do Mérito Militar”, Oezir Marcello Kantor, Ariel Rosa, filho do pioneiro José de Oliveira Rosa, além de vereadores, secretários municipais e estudantes.

Em homenagem aos heróis da 2ª Guerra Mundial, foi posicionada uma corbélia de flores junto ao Monumento ao Expedicionário e realizada, pelo comandante do 30º BIMec, Alexandre Colombo, a leitura do texto alusivo a data.

Molina destacou a importância do evento e a participação dos estudantes. “Trouxemos alunos para que possam acompanhar e vivenciar a história. Eles conheceram, também, um ex-combatente que lutou com bravura e, neste dia de comemoração foi homenageado, como tantos outros, que estão recebendo o reconhecimento por ter participado desta batalha. Fica aqui o nosso agradecimento e reconhecimento. A nossa valorização de quem lutou em defesa dos ideais de liberdade e democracia, durante a segunda guerra mundial”, disse Molina.

O prefeito Junior da Femac também enalteceu a presença do pracinha Antônio Ferreira Dantas que, aos 98 anos, mesmo numa cadeira de rodas e com limitações físicas, fez questão de participar do ato solene. “São brasileiros valorosos como o Sr. Dantas, que lutaram pela liberdade e a democracia que temos hoje e isso é muito significativo e deve ser lembrado sempre”, assinalou o prefeito.

O “DIA DA VITÓRIA”

O dia 8 de maio de 1945 ficou conhecido como o Dia da Vitória por ter sido a data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. O Brasil participou do conflito com o efetivo de aproximadamente 25 mil combatentes da FEB, que atuaram nos campos da Itália em batalhas como Camaiore, Monte Castelo, Castelnuovo, Montese, e Fornovo, entre outras.

Na vitória, trataram com bondade e respeito milhares de bravos prisioneiros de guerra alemães, preservando-lhes a autoestima e a vida. Dividiram “a ração do seu bornal, a água do seu cantil” e sua escassa roupa com a gente italiana necessitada, naquelas áreas geladas, arrasadas pela guerra. E deixaram, além de amigos, uma chama votiva acesa no cemitério de Pistoia, que guarda a memória de 454 bravos soldados brasileiros, que lá deixaram suas vidas.

Fonte: AN Notícias com CM Apucarana