Carregando...

Alerta!

logo Apucarana conquista indústria de aeronaves - Notícias - AN Notícias Apucarana conquista indústria de aeronaves - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

11/10/2013 10h03

Apucarana conquista indústria de aeronavesDomingo será assinado na cidade o contrato com a empresa ABS

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Depois de quase 90 dias de negociação, o prefeito Beto Preto e seu vice e diretor do Idepplan, Junior da Femac, conseguiram consolidar a vinda da ABS-Indústria de Aeronaves para Apucarana. O ato oficial que irá selar o acordo para a instalação da empresa na cidade acontece neste domingo, a partir das 10 horas, no Aeroporto Municipal Capitão João Bussi.

“A ABS, que estava instalada no Aeródromo Clube do Céu, junto ao Autódromo de Jacarepagua, no Rio de Janeiro, é hoje a segunda maior indústria de aeronaves de pequeno porte no mercado brasileiro e vem para Apucarana com a garantia de obter uma área maior e viabilizar a ampliação de sua linha de produção”, anuncia o prefeito Beto Preto.

Conforme avalia ele, a empresa deve gerar de início cerca de 60 empregos diretos, mas com o desenvolvimento de dois novos projetos de aeronaves de asa baixa e de quatro lugares, esse número deve crescer de maneira significativa.

Junto com a indústria de aeronaves virão uma escola de aviação (pilotagem) e uma oficina de manutenção. Três dos aviões de fabricação da ABS já estão taxiados num hangar do aeroporto de Apucarana. Os aviões monomotores, do tipo esportivo, com dois lugares e autonomia de vôo de 5 horas ou 1.000 quilômetros estarão em exposição neste domingo.

O diretor comercial da ABS Indústria de Aeronaves, Milton Hossaka, informa que os aviões da empresa, tem custo estimado de R$ 250 mil a R$ 350 mil e são utilizados por executivos, fazendeiros e profissionais liberais. “As aeronaves também são largamente utilizadas de forma esportiva em vôos panorâmicos”, revela.

Hassaka relata que no Rio de Janeiro já não havia mais espaço para ampliar a linha de produção e, somado a isso, a construção de um complexo esportivo, que será utilizado nas Olimpíadas do Rio, acabou desapropriando áreas da ABS.

“As nossas aeronaves ficaram ainda mais conhecidas nos últimos meses, com exibições de variadas cenas da novela Flor do Caribe mostrando o nosso avião anfíbio, do tipo triciclo”, conta o diretor da ABS.

A partir da segunda quinzena de novembro a ABS começa a produzir em Apucarana, ocupando de início dois hangares para montagem, manutenção, pintura, acabamento final e testes de vôo. Até o início de 2014 a empresa deve dispor de mais três estruturas Prémoldadas para instalar setores de formas, tornos, acabamento de solda e desenvolvimento de novos projetos.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana