Carregando...

Alerta!

logo Apucarana esgota vacina da gripe - Notícias - AN Notícias Apucarana esgota vacina da gripe - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 27 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Sacerdote - Dia do Engraxate - Dia da Aviação de Caça e Dia da Empregada Doméstica -
25/06/2018 10h55

Apucarana esgota vacina da gripeForam preciso apenas cinco horas para esgotar pouco mais de duas mil doses

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Foram preciso apenas cinco horas para esgotar pouco mais de duas mil doses de vacina contra a gripe que a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) tinha em estoque. As últimas doses foram liberadas para população em geral a partir desta segunda-feira (25). As 23 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com sala de vacina no município abriram hoje suas portas com fila de espera para receber a imunização contra o vírus da influenza.

A UBS Joaquim Trizotti, no Núcleo Habitacional Adriano Correia, foi a primeira a ficar sem vacina, por volta das 9h30. Na UBS Pedro Barreto, no distrito de Vila Reis, não foi muito diferente, onde o estoque esgotou em torno das 10h30.

Nas demais UBSs, a vacina contra gripe durou até pouco mais do meio dia. Na Romeu Milani, na Rua Osvaldo Cruz, região central, as 200 doses disponíveis acabaram por volta das 12h30 horas. A procura continuou ao longo do dia, mas já não era possível prestar o atendimento de proteção contra a gripe que ficou à disposição dos grupos prioritários por 2 meses.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe começou dia 23 de abril e foi prorrogada três vezes. Mesmo assim, apesar dos esforços das autoridades de saúde, o índice de cobertura ficou abaixo dos 90% recomendado pelo Ministério da Saúde.

“Apucarana fechou o primeiro dia de liberação para o público em geral sem uma dose da vacina. Muita gente estava esperando essa oportunidade e não perdeu tempo para se proteger da gripe. Só lamentamos que uma parcela grande de alguns grupos prioritários, como o das crianças e gestantes, ficou desprotegida. Em Apucarana, levantamento parcial indica que apenas 61,5% das crianças de 6 meses a 5 anos (4 anos 11 meses e 29 dias) e 78,45% das gestantes haviam recebido a vacina até a semana passada” relata o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.

O coordenador do setor de epidemiologia da AMS, Luciano Pereira da Silva, deve anunciar entre amanhã e depois, um balanço geral da vacinação contra gripe no município, que encerrou oficialmente na última sexta-feira (25).

A decisão da AMS de liberar a vacinação contra gripe para população em geral seguiu orientação divulgada na última sexta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). “Comunicamos que os municípios que já atingiram a cobertura vacinal da influenza para grupos prioritários poderão vacinar a população em geral com o saldo desta vacina”, diz o comunicado da SESA.

Fonte: AN Notícias com PM Apcarana