Carregando...

Alerta!

logo Apucarana expande oferta de testes rápidos para DST’s  - Notícias - AN Notícias Apucarana expande oferta de testes rápidos para DST’s - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Novembro de 2019

SAIBA MAIS

Dia da Criatividade - Dia de São Gregório Taumaturgo - Dia Internacional do Estudante e Dia do Tribunal de Contas - Dia da Bandeira - Dia de Santa Isabel e Dia Internacional do Xadrez -
10/10/2019 05h54

Apucarana expande oferta de testes rápidos para DST’s Autarquia Municipal de Saúde capacita profissionais da atenção básica para iniciar atendimento já a partir da próxima semana

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A partir da próxima semana, os testes rápidos para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, hepatites B / C e HIV/Aids, que hoje estão restritos a apenas oito unidades básicas de saúde e ao serviço especializado do NATTA – Núcleo de Aconselhamento, Testagem e Tratamento de Apucarana, vão estar disponíveis em todos os 27 postos de saúde.

A informação foi confirmada nesta terça-feira (08/10) pelo coordenador da Divisão de Epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana (AMS), Luciano Pereira da Silva, durante capacitação dos profissionais técnicos em enfermagem e de enfermagem, que atuam na rede de atenção básica do município, realizada nas dependência do Polo UAB. “Estamos promovendo a atualização de nossos servidores para que estejam aptos a manusear o equipamento de testagem. Como envolve sangue, há técnicas corretas a serem seguidas para prevenir possível contaminação”, revela Silva.

Os profissionais foram divididos em duas turmas. “A formação, que acontece nesta terça e quarta-feira com 30 servidores cada turma, está sendo promovida pelo nosso departamento em parceria com a 16ª Regional de Saúde”, esclarece o coordenador epidemiológico. Ao todo são 8 horas/aula, com direito a certificado.

Silva afirma que os testes rápidos para DST’s são altamente confiáveis. “É importante que a pessoa procure sempre verificar como está a saúde e este tipo de teste colabora para a identificação de doenças que, quanto antes o tratamento for iniciado, melhor”, comenta. Segundo ele, o resultado é obtido em cerca de 15 minutos apenas com algumas gotas de sangue.

O prefeito Júnior da Femac salienta que a expansão da oferta de testes rápidos faz parte da ampliação da capacidade de atendimento da atenção básica, implementada pela gestão Beto Preto. “Assim, em caso de detecção de alguma das doenças, o paciente é encaminhado de imediato para o tratamento”, confirma.

Quando fazer o teste de HIV e sífilis?
O teste de HIV deve ser feito com regularidade e sempre que a pessoa tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha.

Quando fazer o teste de hepatite B e C?
Quando a pessoa já se expôs a algumas destas situações: praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam. Na investigação das hepatites B e C, é preciso um intervalo de pelo menos 60 dias após o contato inicial com o vírus para que os antígenos virais (no caso da hepatite B) ou anticorpos (no caso da hepatite C) sejam detectados no exame de sangue.

Gestantes
A gestante e o parceiro sexual devem realizar o teste de HIV, sífilis e hepatites virais durante o pré-natal. Em caso de detecção de alguma das doenças, o paciente inicia de imediato o tratamento, evitando, desta forma, uma gestação de risco ou mesmo a má formação ou morte do feto.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens