Carregando...

Alerta!

logo Apucarana garante posse da Praça do Clube 28 - Notícias - AN Notícias Apucarana garante posse da Praça do Clube 28 - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
08/11/2017 11h52

Apucarana garante posse da Praça do Clube 28Fruto de articulação do prefeito Beto Preto, lei sancionada pelo governador Beto Richa autorizou doação da área ao Município de Apucarana

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Apesar de estar dotada de imóvel e equipamentos construídos ao longo dos anos com recursos municipais, a área de 8.310,00 metros quadrados onde há décadas está instalada a Praça Semíramis Braga, conhecida como Praça do Clube 28 de Janeiro, ainda hoje pertence oficialmente ao Governo do Paraná. Por não possuir a titularidade do terreno, a Prefeitura de Apucarana está impedida de realizar investimentos maiores, como a revitalização estrutural do logradouro.

Tal barreira está prestes a ser derrubada, já que uma lei estadual sancionada recentemente pelo governador Beto Richa após aprovação da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), e já publicada no Diário Oficial, autorizou a doação da área ao Município de Apucarana. A lavratura da escritura pública e a respectiva transcrição, em favor da Prefeitura de Apucarana junto ao Cartório de Registros de Bens Imóveis, está sendo providenciada pelo Departamento Municipal de Patrimônio sob o acompanhamento da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap).

A confirmação da doação foi comemorada pelo prefeito Beto Preto. “Essa é uma questão antiga, que outros prefeitos não tiveram o devido empenho em buscar a solução. A resolução era mais um de meus compromissos com a população de Apucarana. Fico muito feliz com o desfecho, que é resultado de muito trabalho”, comentou Beto Preto.

De acordo com ele, a equipe municipal já está em contato diário com a do governo estadual para que a titularidade da área seja transferida o mais rápido possível. “Por muitas vezes em Curitiba, reivindiquei a doação da área. Neste momento de vitória em prol do povo de Apucarana, quero externar agradecimentos ao governador Beto Richa por sua sensibilidade, bem como a todos os parlamentares que contribuíram defendendo e aprovando este pleito junto a Assembleia Legislativa”, disse Beto Preto.

O secretário Municipal de Obras, Herivelto Moreno, destaca que a titularidade do terreno dá segurança jurídica para futuros investimentos. “Temos sempre zelado pela lisura no trato com a coisa pública e essa doação será importante para podermos aplicar recursos em novas melhorias”, pontuou o secretário.

Tendo como referência as instalações do tradicional Clube 28 de Janeiro, que conta com ginásio esportivo, campo de futebol e salão para eventos, como logradouro público a Praça Semíramis Braga – que presta homenagem à mãe do ex-governador do Estado do Paraná, Nei Amintas de Barros Braga (Ney Braga) -, abriga a Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, possui ampla área para circulação de pessoas, com parque infantil, bancos, iluminação, fontes de água e concha acústica para apresentações artísticas e culturais.

O local é também muito utilizado para caminhadas, ainda mais por ter instalada uma unidade da academia ao ar livre (AAL). Outro fator de destaque da “Praça do Clube 28” é a localização privilegiada, estando a apenas duas quadras da Catedral Nossa Senhora de Lourdes (Praça Rui Barbosa). A autorização de doação consta na Lei Estadual nº 19.110, de 04 de setembro de 2017, publicada no mesmo dia na edição nº 10.022 do Diário Oficial. Além do Governador Beto Richa, assinaram o documento o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Fernando Eugênio Ghignone e o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana