Carregando...

Alerta!

logo Apucarana inicia Semana de Combate à Violência Infantil  - Notícias - AN Notícias Apucarana inicia Semana de Combate à Violência Infantil - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
16/05/2017 12h05

Apucarana inicia Semana de Combate à Violência Infantil Programação vai se estender por toda semana, envolvendo atividades culturais, debates e ato público

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A prefeitura de Apucarana, através da secretaria da Assistência Social, iniciou hoje (18), no anfiteatro da Praça do CEU a Semana Nacional de Combate à Exploração e Violência Sexual contra Criança. Na solenidade, com a presença de autoridades municipais, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Apucarana (CMDCA), Antonio Carlos Macarrão Machado, destacou a importância do conselho em participar de parcerias para debater o tema e combater os casos de violência infantil. “É o que estamos fazendo aqui. Vamos dar um basta a esse absurdo”, conclamou.

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) atende diversos casos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, psicológica e moral, em Apucarana. Acompanhando uma tendência nacional, a maioria das vítimas, sofreu abuso sexual. “Mais de 80% das ocorrências aconteceram dentro de casa. Os agressores são pessoas da família ou pessoas muito próximas das vítimas”, alerta a assistente social do CREAS, Bárbara Lorena Rodrigues.

Bárbara destaca a importância da denúncia para o enfrentamento do problema. “O pedido de socorro pode ser feito telefonando para o Disque 100, a nível nacional. Aqui na cidade, a orientação é buscar ajuda no Conselho Tutelar, através do telefone 3425-1572”, informa.

A delegada de policia civil, Drª. Luana Lopes pede a atenção redobrada dos pais e dos profissionais que estão mais diretamente ligados ao dia a dia das crianças e adolescentes, com os das áreas de educação e da saúde. “Se existir suspeita comuniquem aos órgãos competentes. É preciso um esforço coletivo para ajudar a justiça a punir quem pratica esses crimes”, conclama.

A secretária interina de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, disse que a família deve estar atenta aos sinais que a criança manifesta quando é vítima de violência infantil. “Os sinais são muitos. Um dos mais evidentes é a sua repentina mudança de comportamento, se tornando mais agressiva e introvertida. Fiquem atentos e denunciem”, defendeu Ana Paula.

A vereadora Márcia Sousa que na solenidade representou o prefeito Beto Preto destacou que, a secretaria da Ação Social, através do CREAS, presta um atendimento específico às crianças e adolescentes vítimas de violência, bem como às suas famílias. “São feitos os encaminhamentos necessários à promotoria e para os atendimentos médicos, psicológico e social. No entanto, temos que buscar meios, como esta campanha, para evitar que os casos ocorram”, afirma.

Comemorado há 16 anos, no dia 18 de maio, o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” foi instituído numa referência ao “Caso Araceli”. No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada,violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos.

 

Programação

Nesta quarta-feira (17) no período da manhã, no anfiteatro da Praça Ceu, acontece um evento voltado para os profissionais do IML (Instituto Médico Legal de Apucarana). Já no período da tarde o evento será para os profissionais do Programa de Saúde Estratégia da Família. Na quinta-feira (18), irá acontecer uma ação educativa com os “Bombeiros Mirins”, na Praça Rui Barbosa, onde serão entregue panfletos para conscientização da sociedade a respeito da semana. No dia 19, haverá uma palestra direcionada aos profissionais da educação infantil. E sábado (20), será a vez de um trabalho direto com as entidades que assistem crianças no município, onde será trabalhado um livro de prevenção sexual com mais de cem crianças, finalizando a semana comemorativa.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana