Carregando...

Alerta!

logo Apucarana lança a campanha “Outubro Rosa” - Notícias - AN Notícias Apucarana lança a campanha “Outubro Rosa” - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
28/09/2013 12h33

Apucarana lança a campanha “Outubro Rosa”“Outubro Rosa” foi lançado oficialmente em Apucarana

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O movimento internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” foi lançado oficialmente em Apucarana nesta sexta-feira (27/09). A divulgação da programação ocorreu durante uma entrevista coletiva, concedida pelos organizados nuam “sala de visitas” montada no palco do Cine Teatro Fênix. Diversas ações serão desenvolvidas ao longo do mês de outubro, como exames preventivos do câncer do colo do útero e de mama, caminhada, palestras, cursos de culinária, aula de automaquiagem, sorteio de brindes e show musical.

No ato do lançamento, também foram distribuídos bótons, laços e leques para as autoridades e convidados. Os organizadores locais do movimento apresentaram ainda os cartazes de divulgação e  um vídeo de valorização das mulheres que será veiculado em vários momentos da campanha.  O “Outubro Rosa – para que não passe em branco” é uma promoção da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, Fundação Cultural e de Turismo, Autarquia Municipal de Saúde e Hospital da Providência, contando ainda com o apoio de diversas empresas e entidades.

As autoridades foram convidadas a tomar seus lugares e fizeram os pronunciamentos acomodados nos sofás instalados na “sala de visitas”, onde também foram recepcionados os demais convidados, entre as quais senhoras rotarianas e representantes da Câmara da Mulher Empreendedora.  A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Moisés Machado, afirma que as ações agendadas buscam despertar as mulheres para a necessidade de reservarem um tempo para elas. “É um mês de cuidado pelas mulheres, que são maternais e acolhedoras por natureza. Mas às vezes nós acabamos deixando para depois um exame de rotina. Por isso, queremos conscientizar para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce”, assinala.

O diagnóstico precoce está ajudando a vereadora Aurita Bertoli, que apresentou seu testemunho durante a entrevista coletiva, a vencer um tumor maligno. “Detectei um nódulo, que pelo auto-exame da mama eu não percebia. Com o exame de imagem veio a confirmação de que era um tumor maligno”, afirma, acrescentando que realizou o procedimento cirúrgico há poucos dias no Hospital da Providência. “Por ter descoberto precocemente, não precisei passar por procedimentos como a quimioterapia e a radioterapia”, destaca, observando, entretanto, que entrou para um grupo de risco e que precisa monitorar a situação periodicamente.

O secretário municipal de Saúde, Hélio Kissina, pede para que as mulheres procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência. De acordo com ele, as unidades adotarão todos os procedimentos, bem como os encaminhamentos necessários,  para a realização de exames, como o preventivo do colo de útero e a mamografia. “Algumas Unidades Básicas de Saúde vão atender em horário especial e com atividades diversificadas. Estamos ainda definindo quais são e divulgaremos oportunamente”, frisa.

O diretor-presidente da Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana, Ednei Roberto Rosina Mansano, destaca as parcerias firmadas e que viabilizaram a elaboração de uma programação diversificada. “No dia 22 de outubro o Grupo Chorus, que está atualmente em turnê pela América Latina, se apresenta no Cine Teatro Fênix. O custo do show foi viabilizado, assim como as demais ações da campanha, graças aos nossos apoiadores  e parceiros”, enfatiza.
Fonte: AN Notícias com PM Apucarana