Carregando...

Alerta!

logo Apucarana na Globo parte I: pássaros foram levados mais uma vez do Bosque  - Notícias - AN Notícias Apucarana na Globo parte I: pássaros foram levados mais uma vez do Bosque - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

27/01/2015 12h21

Apucarana na Globo parte I: pássaros foram levados mais uma vez do Bosque Bandidos levaram vários pássaros de inúmeras espécies que chegam a valer mais de R$ 5 mil no mercado negro em Apucarana

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O Parque Municipal das Aves, em Apucarana  foi furtado na madrugada desta segunda-feira (26). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, 214 aves foram levadas do centro de reabilitação da reserva. Este é o segundo caso em menos de 01 ano em Apucarana, e as autoridades não colocaram segurança ou alarmes no local da administração onde o bandido estourou o cadeado e levou as aves.

 
Entre os pássaros levados, há trinca-ferros, sabiás, coleirinhas, azulões, pássaros-pretos, papagaios e melros, por exemplo.
Todos são frutos de apreensão e estavam se recuperando para serem reintegrados à natureza, segundo o secretário do Meio Ambiente, Ewerton de Oliveira Pires.

"Quem fez isso planejou bem, conhecia a área. Eles tiveram acesso ao local onde estavam os pássaros sob guarda judicial, vindos de apreensões, cortaram os cadeados das gaiolas e levaram quase todos [ao todo, 250 viviam no local, antes do crime]", explica.

Vários dos pássaros levados são de "rara visualização na vida livre", segundo o secretário, apesar de nenhum deles ser considerado em extinção. Geralmente, os animais levados em crimes como este são maltratados e vendidos por preços significativos no "mercado negro".

"É frustrante, porque temos feito esforço para recuperar esses animais e colocá-los, de novo, na natureza. Estávamos com um trabalho consolidado. Queríamos dar uma segunda chance de sobrevivência a eles, mas não foi possível. É triste, frustrante demais", lamenta Pires.
 
O AN Notícias entrou em contato com a Polícia Ambiental do Paraná que tem uma sede em Apucarana, e a relações públicas Camila enviou uma sonora do caso, dizendo que a responsabilidade do local é total da Prefeitura de Apucarana. Como se não bastasse a falta de segurança por parte da Prefeitura no Bosque Municipal, haja vista que, bandidos já sabem da fragilidade do local, e conhecem bem as aves que estavam por lá, a Rede Globo mostrou Apucarana mais uma vez nesta segunda-feira (26) na RPC/TV de Londrina. Veja o Vídeo pois o mandato de Beto Preto (PT) é destaque quase toda semana na Globo e pra não perder o costume sempre em polêmicas.

Depois do arrombamento o Prefeito de Apucarana Beto Preto (PT) mandou fechar o Bosque por tempo inderteminado. Com está atitude, quem paga o preço da falta de segurança no Bosque são os municípes que nesta quarta-feira (28), comemoram o aniversário de Apucarana iriam ter como parte de lazer, uma visitada ao Parque das Aves com suas famílias.
Fonte: AN Notícias com RPC/ TV Globo