Carregando...

Alerta!

logo Apucarana promove fórum de inovação tecnológica - Notícias - AN Notícias Apucarana promove fórum de inovação tecnológica - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Índio - Aniver. da Organização Internacional do Trabalho e Dia do Exército -
15/06/2016 09h49

Apucarana promove fórum de inovação tecnológicaEvento contou com a participação de representantes do Poder Público, entidades e instituições de ensino

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Apucarana pretende criar um ambiente para o estabelecimento de negócios que seguem o conceito de startups, que são empresas inovadoras e de base tecnológica.

Com esse objetivo, foi promovido nesta terça-feira (14/06) o Fórum do Ecossistema de Inovação Tecnológica de Apucarana. O evento, realizado na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), contou com a participação de representantes do Poder Público, entidades e instituições de ensino.

O fórum teve a palestra de Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae de Londrina, que relatou o Programa Regional Norte de Startups. A Faculdade de Apucarana (FAP), através da coordenadora do curso de administração, Ana Paula Guimarães, apresentou o projeto de aceleração de empresas, denominado Open Business FAP. Já o diretor de relações empresariais e comunitárias do Câmpus de Apucarana da  Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Rogério Marcos da Silva, comentou sobre a contribuição da UTFPR nesta área.

O evento contou ainda com a presença do prefeito de Apucarana, Beto Preto, do superintendente municipal de Indústria e Comércio, Moacir Salve, e do presidente da Acia, Junior Serea. Além de levar informações sobre o tema, a iniciativa busca também promover a articulação entre os atores envolvidos no processo, incentivando o trabalho em rede.

“Aqui em Apucarana, graças à inventividade e ao empreendedorismo de diversos setores diferentes, nós conseguimos manter a economia funcionando. Numa crise de crédito e de comércio, alguns municípios que não têm essas características passam por dificuldades. Já o ecossistema de Apucarana é múltiplo, pois tem uma economia diversificada”, avalia o prefeito de Apucarana.

Beto Preto cita que existem na cidade empresas que se dedicam à criação de softwares, especialmente para a área de contabilidade. O prefeito também lembrou das diversas instituições de ensino superior, que conferem ao município uma condição privilegiada. “A vantagem competitiva, do ponto de vista macro, que temos aqui hoje supera municípios do mesmo porte. Com tudo isso, podemos ter aqui um novo canal de formatação de negócios se tivermos união, ideias e a possibilidade de alavancar projetos”, frisa Beto Preto.

Moacir Salve, que também preside o Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, salienta que Apucarana forma diversos profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI). “Entretanto, essa mão de obra não está sendo absorvida e muitos deles têm ido embora para outras cidades ou deixado essa atividade”, observa Salve, que recentemente esteve em Pato Branco, onde conheceu o ecossistema de inovação tecnológica desenvolvido naquele município.

Fabrício Pires Bianchi, consultor do Sebrae, afirma que os conceitos de ecossistema e startups não são aplicados apenas na área de TI. “Empresas de base tecnológica existem nos mais variados setores, como de biotecnologia e de metalmecânica. Tem empresa, por exemplo, que produz pele artificial para tratar úlceras e queimaduras e que segue esse conceito”, cita Bianchi, afirmando que no período de um ano os startups atendidos pelo Sebrae (região Norte do Paraná) passaram de 20 para 182.

O consultor do Sebrae frisa que as experiências bem-sucedidas trabalham fortemente o conceito de rede, a conexão e a interação entre os atores envolvidos. “Um dos exemplos no Brasil é Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais, um município com 40 mil habitantes e um orçamento de R$ 70 milhões. Eles estão buscando agora o reconhecimento de primeiro parque tecnológico aberto no setor eletroeletrônico e estão totalmente conectados em rede, desde as instituições de ensino e pesquisa, laboratórios, prototipagem, a indústria, Poder Público, associações e instituições financeiras”, descreve.

O Open Business FAP, lançado em março deste ano, visa promover uma trilha de aceleração para capacitar novas startups. “Já desenvolvíamos um projeto junto com os alunos desde 2013 e, com o Open Business FAP, foi aberta essa oportunidade também para a comunidade. Criamos uma página na internet e depois iniciamos a sensibilização. Nós tivemos 46 ideias cadastradas que, entre os meses de junho e julho, serão fortalecidas com a ajuda de mentores. Na sequência, vamos apresentar essas ideias para investidores”,  pontua Ana Paula Guimarães, coordenadora da iniciativa.
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana