Carregando...

Alerta!

logo Apucarana realiza pré-conferência de Economia Solidária - Notícias - AN Notícias Apucarana realiza pré-conferência de Economia Solidária - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
06/05/2016 07h29

Apucarana realiza pré-conferência de Economia SolidáriaEvento iniciou os debates para a 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária, no próximo dia 19

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A pré-conferência de Economia Solidária realizada hoje (5) no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) proporcionou ao público presente uma verdadeira aula do que é economia solidária.

Os palestrantes do evento contextualizaram as iniciativas desenvolvidas pela da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (SEMAF) neste modelo de economia, através do projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino e da Rede de Mulheres Solidárias.

As falas da secretária da SEMAF, Denise Machado; da diretora do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino da Prefeitura de Apucarana, Terezinha Elizabete Berton Pereira (Bete Berton); do educador da Colmeia Produtos Sociais, Renato Munhoz, que presta consultoria ao programa municipal; e do ex-procurador jurídico do município, Rodolfo Motta, abordaram sobre a política de economia solidária no Brasil, Paraná e em Apucarana.

O histórico do projeto na cidade e as conquistas ao longo de dois anos de sua existência também deram ao público subsídios para a promoção do debate sobre o tema durante a 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária, que será realizada no próximo dia 19, no polo da UAB.

“O objetivo da conferência é consolidar a política pública municipal de economia solidária em Apucarana e aqui nesta pré-conferência esse tema está sendo amplamente apresentado e debatido”, afirma Bete Berton. A secretária da SEMAF, Denise Machado, mencionou o aspecto recompensador de ver um projeto que nasceu dentro de sua secretaria ter avanços tão significativos. “Acreditamos neste modelo de geração de renda que hoje envolve mais de 220 mulheres à frente de 50 empreendimentos que lhes garantem autonomia financeira”, disse Denise.

Ao participar na abertura da pré-conferência, o vice-prefeito Junior da Femac destacou a dimensão que o projeto tomou na cidade a ponto justificar a criação da Lei Municipal de Economia Solidária. “Esse é um dos projetos mais queridos do prefeito Beto Preto. Ele conduz uma administração que gosta de ouvir aos anseios da população e colocá-los em prática. Vocês estão gerando cidadania e renda para suas famílias, mas além de tudo estão mostrando que é possível, dentro deste sistema capitalista, ser solidário e compartilhar saber e trabalho em harmonia”, enfatizou Junior da Femac.

A pré-conferência de Economia Solidária teve a participação de representantes do poder público, dos empreendimentos de economia solidária, e de entidades de apoio, bem como associações, cooperativas e sindicatos que atuam nesta área. Na pauta da 1ª Conferência de Economia Solidária no próximo dia 19 constam a formação do Conselho Municipal de Economia Solidária, e a criação Fundo Municipal de Economia Solidária.

Com os trabalhos iniciados há dois anos, o Projeto Economia Solidária e Protagonismo Feminino de Apucarana tem como objetivo principal criar possibilidades de trabalho e renda.

Até o momento, a Rede de Mulheres Solidárias conta com mais de 200 mulheres capacitadas. A iniciativa já formou dezenas de empreendimentos solidários nos ramos gastronômicos, artesanatos diversos, confecções, marcenaria, plantas medicinais e ornamentais, beleza e estética, entre outros. Além de participação em eventos municipais, a rede possui duas unidades públicas de comercialização.

A Unidade I (Espaço Mulher) fica localizada na Rua Oswaldo Cruz, 432 – Centro, e a Unidade II, no Museu do Café no Distrito do Pirapó.
Projeto de Economia Solidária e Protagonismo Feminino ganhou reconhecimento estadual recentemente, ao conquistar o 1º lugar do prêmio Ozires Silva do Estado do Paraná, na categoria “Empreendedorismo Sustentável”. Interessadas em fazer parte da Rede de Mulheres Solidárias devem se dirigir ao Espaço Mulher, na Rua Osvaldo Cruz. Mais detalhes podem ser obtidos pelo telefone 3122-0457.
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana