Carregando...

Alerta!

logo Apucarana recupera estradas e pontes - Notícias - AN Notícias Apucarana recupera estradas e pontes - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Índio - Aniver. da Organização Internacional do Trabalho e Dia do Exército -
15/09/2017 09h51

Apucarana recupera estradas e pontesServiços rendem mais com nova frota de caminhões e máquinas adquiridos pela prefeitura

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Prefeitura de Apucarana tem garantido melhorias nas estradas da zona rural. Desde o inicio do ano mais de 90 km de estradas foram recuperados. E, nos últimos meses os trabalhos ficaram mais concentrados na Estrada dos Bertasso (6 km), Estrada dos 100 alqueires (4,5km) e Estrada da Juruba (6 km), Estrada Tio Patinhas (3 km), Estrada do Quilômetro 17 (2 km ), Estrada da Ubatubinha (4,5 km), Estrada da Taíuva (3 km), Estrada da Caixa de São Pedro (3 km)  e a Estrada do Ferraz (5 km). Esta última, nunca havia recebido uma adequação como a que foi feita agora.

Todas elas foram readequadas com limpeza geral, limpeza de caixas de contenção de águas pluviais, execução de lombadas e cascalhamento. Em alguns casos, os serviços estão sendo feitos em parceria com os produtores rurais que têm cedido reservas próprias de cascalho. Isso ocorreu nos serviços realizados na estrada da máquina de arroz no distrito de Caixa de São Pedro e na Estrada da Boa Sorte na mesma região. Nos próximos dias, uma nova frente de trabalho deve iniciar a recuperação da Estrada do Quilômetro 28.

Além disso, nos últimas semanas foram construídas quatro novas pontes na Estrada do Moinho Velho, sobre Rio Tuelo; Estrada do Cachorro, sobre o Rio Barra Nova; Estrada da Ubatubinha, sobre o Rio Ubatubinha; e Estrada São Luiz, sobre Rio Pinhalzinho. Também foi recuperada outra ponte da Estrada Odair Costa, sobre o Rio Barra Nova. Os trabalhos são executados pela Secretaria de Serviços Públicos.

Segundo o servidor Mauro Toshio Kitano, diretor responsável por acompanhar as frentes de trabalho, além de vários operários municipais a prefeitura está atuando com seis caminhões, duas moto niveladoras, uma retro escavadeira hidráulica, um trator esteira e uma pá-carregadeira. “Os trechos recuperados estavam bastante ruins e agora estamos devolvendo à comunidade rural em condições bem melhores, com a recomposição de toda a base”, detalhou Toshio.

Apucarana conta com cerca de 600 quilômetros de estradas rurais. “O desafio é grande, mas não maior do que o nosso compromisso de atender os produtores rurais, classe responsável por expressiva parcela da nossa economia”, pondera o prefeito Beto Preto. Ele lembra que a prefeitura adquiriu novos maquinários, que estão contribuindo para os avanços dos serviços. “Com R$2,3 milhões financiados pelo governo estadual, através do Paranacidade e Fomento Paraná, promovemos um grande investimento na modernização do nosso parque de máquinas”, recordou o prefeito.

Ao todo foram adquiridos seis caminhões do tipo basculante, uma pá-carregadeira, duas motoniveladoras e uma miniescavadeira (Bob Cat), que representam uma renovação de 80% da frota. “Os serviços agora podem ser realizados com mais agilidade e qualidade”, ratifica o secretário de Serviços Públicos, Jaime Gonçalves.

 

 Boas estradas para escoar a produção

 Os produtores rurais que residem nas regiões onde a prefeitura realizou as obras de readequação das estradas comemoram as melhorias. “Esta estrada era péssima. Sofríamos muito com os buracos e a lama que fazia os veículos atolarem por falta de saída para escoamento da água. As pessoas que moram nesta região trabalham com produção de leite, trigo, soja e aviários, e a dificuldade de acesso às propriedades nos prejudicava muito. Hoje podemos comemorar. Estamos muito satisfeitos com este trabalho excelente que foi executado. Melhorou demais nossa condição”, comemora  o produtor José Carlos Tiosso, que é morador na estrada do quilometro 17, na região do distrito da Caixa de São Pedro.

Para o produtor Amparo Monteiro, mais conhecido por “Tetéia”. Segundo ele, os produtores precisam de pessoas que se preocupam com as condições das nossas estradas e se disponham em ajudar a solucionar os problemas. “Esta administração tem mostrado que se importa com os pequenos produtores, viabilizando condições para que possamos continuar produzindo”, avalia Monteiro.

“Esse trabalho da prefeitura ficou muito bom, e facilitou nossa vida. A readequação das estradas aqui na localidade era um desejo antigo da comunidade que se tornou realidade”, afirma o produtor Luiz Bertasso, morador na região da Água da Juruba.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana