Carregando...

Alerta!

logo Apucarana reitera falta de vacinas e mostra pedidos feitos ao Estado - Notícias - AN Notícias Apucarana reitera falta de vacinas e mostra pedidos feitos ao Estado - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Índio - Aniver. da Organização Internacional do Trabalho e Dia do Exército -
25/07/2018 10h47

Apucarana reitera falta de vacinas e mostra pedidos feitos ao EstadoPrefeito contesta versão da 16ª RS assegurando que a cidade teria vacinas suficientes para atender a população

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A falta de vacinas em Apucarana é uma dura realidade e isso é de fácil constatação pelos pais que têm procurado as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e que, em muitos casos, não conseguem imunizar seus filhos. A declaração é do prefeito e médico Beto Preto que reitera, com veemência, que a falta de vacinas é verídica em Apucarana.

Conforme argumenta ele, os municípios não compram as vacinas, apenas administram as doses recebidas do Estado, via 16ª Regional de saúde. “Registramos o problema à Secretaria de Estado da Saúde (SESA), por meio do Sr. João Crivelari, um dos responsáveis pelo setor, e até agora não tivemos uma solução”, informa Beto Preto.

Ele relata que nesta quarta-feira a prefeitura recebeu uma nota à imprensa, distribuída pela Assessoria de Comunicação Social da SESA, informando que o Município de Apucarana tem recebido o número adequado de vacinas para atender sua população. A nota diz ainda que a aquisição de vacinas é de responsabilidade do Ministério da Saúde, e ainda que desde 2017, o governo federal tem reduzido a quantidade de doses destinadas aos estados.

De posse de diversos pedidos de vacinas, remetidos de abril até o mês de julho, pela Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana à Secretaria de Estado da Saúde, por meio da 16ª Regional de Saúde, o prefeito Beto Preto contesta a versão dada pela SESA.

O prefeito relata que de abril até agora foram pedidas 2.390 doses da vacina tetra viral e recebidas apenas 582. “Com relação à vacina anti pólio, foram solicitadas 13 mil doses e recebidas somente 1950 doses. Já a vacina contra Varicela, foram pedidas 2.130 doses e entregues apenas 240”, revela Beto Preto.

“Reitero o meu respeito a todas as autoridades da saúde, mas podemos comprovar com documentos oficiais os pedidos de vacinas que fizemos. Estamos autenticando estes documentos em cartório e entregando nas mãos do Ministério Público”, anunciou o prefeito.

Para o médico Beto Preto, que atua há mais de vinte anos na área de saúde pública, é inadmissível a falta de vacinas, gerando risco à população e, principalmente, às crianças. “Estou levando esta situação ao conhecimento da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual sou vice-presidente nacional para a área de saúde pública. Também vou notificar a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), e pedir um posicionamento da Associação dos Municípios do Paraná (AMP)”, informa ele.

Conforme argumenta o prefeito de Apucarana, esta questão deve ser tratada com a gravidade que ela merece. “Ao que parece está ocorrendo um desmonte do Programa Nacional de Imunização, e a culpa não é dos municípios”, frisa Beto Preto, lembrando que “cobram metas e índices de vacinação dos municípios, mas não estão entregando as doses suficientes para atender a demanda”.

O prefeito conclui, apresentando relatórios de estoques de vacinas da Autarquia Municipal de Saúde. “Hoje não temos uma dose sequer de vacinas para varicela e tetra viral; nosso estoque é zero”, enfatiza, assinalando que “é preciso que se resolva essa situação, pois não cabe aos municípios a compra de vacinas”.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana