Carregando...

Alerta!

logo Apucarana se mobiliza para a renovação de alvará  - Notícias - AN Notícias Apucarana se mobiliza para a renovação de alvará - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 24 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Chimarrão e Churrasco - Dia de S. Fidelis - Dia do Agente de Viagem - Dia do Operador de Triagem e Dia do Boi -
18/02/2017 12h22

Apucarana se mobiliza para a renovação de alvará Apucarana tem cadastradas 8.475 empresas, que deverão providenciar a renovação do documento

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Prefeitura de Apucarana montou uma força-tarefa para receber os pedidos de renovação do alvará funcionamento. A maioria das licenças vencerá no dia 10 de abril. Entretanto, muitas empresas deixam de apresentar os documentos e laudos exigidos na Prefeitura, que anuncia rigor na fiscalização.

De acordo com Marcello Machado, secretário municipal de Fazenda, a mesma convocação foi feita no ano passado. Porém, a maioria ou deixou para a última hora ou não apresentou os documentos. “Não existe renovação automática e a Prefeitura é a última ponta do processo. Antes, é necessário providenciar o Certificado de Vistoria do Estabelecimento, concedido pelo Corpo de Bombeiros, a licença sanitária, expedida através da Autarquia Municipal de Saúde, e a licença ambiental dependendo da atividade”, alerta Machado.

Com esses documentos comprobatórios em mãos, a pessoa deverá se dirigir ao setor de Cadastro Mobiliário da Prefeitura para protocolar o pedido de renovação do alvará. “Todos os setores estão mobilizados. No final do ano passado, o Corpo de Bombeiros realizou uma força-tarefa e conseguiu zerar os pedidos. Da mesma maneira, procedeu o setor de vigilância sanitária. E aqueles que sequer ainda não protocolaram o pedido?”, questiona Machado, solicitando mais uma vez que a população se antecipe. “Tudo que é feito com antecedência gera fatores positivos, sobretudo na parte organizacional. Pedimos que os contribuintes nos procurem o mais breve possível, evitando que, no adiantado da hora, possam surgir contratempos, especialmente com relação à análise da documentação exigida na renovação”, pede Machado.

Apucarana tem cadastradas 8.475 empresas, que deverão providenciar a renovação do documento. O alvará é uma licença concedida pela Prefeitura, permitindo a localização e o funcionamento de estabelecimentos comerciais, industriais, agrícolas, prestadores de serviços, bem como de sociedades, instituições e associações de qualquer natureza, vinculadas a pessoas físicas ou jurídicas.

“Poucas empresas nos procuraram no ano passado e, por conta disso, muitas estão com o alvará vencido. A Prefeitura, bem como a vigilância sanitária e o Corpo de Bombeiros, estão fazendo vistorias. Mobilizamos as equipes e estamos fazendo um esforço concentrado. Quem não atender à nossa convocação, estará sujeito à nossa fiscalização e às penalidades previstas em lei”, reforça Machado.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana