Carregando...

Alerta!

logo Apucarana tem menor mortalidade infantil da região - Notícias - AN Notícias Apucarana tem menor mortalidade infantil da região - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 24 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Chimarrão e Churrasco - Dia de S. Fidelis - Dia do Agente de Viagem - Dia do Operador de Triagem e Dia do Boi -
21/10/2016 12h40

Apucarana tem menor mortalidade infantil da regiãoDados da 16ª Regional de Saúde mostram coeficiente de 8,61 óbitos

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Para cada mil crianças nascidas vivas em Apucarana em 2016, o coeficiente foi de 8,61 óbitos em menores de um ano de idade. É o menor índice entre os 17 municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Saúde de Apucarana. Uma série de fatores contribui para este número, começando pela assistência à gestante, desde a primeira consulta até o pós-parto, além do acompanhamento multiprofissional, com atenção às questões alimentares, psicológicas, fisioterápicas, tanto na Casa da Gestante como nas unidades de saúde.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, disse que “o resultado de 2016, mesmo que ainda preliminar, é a demonstração do empenho de todos os profissionais em prestar um atendimento qualificado à futura mãe, desde a primeira consulta e no decorrer da gestação, até o parto”. Para Kaneta, também a atenção dada ao bebê é fator positivo para a redução na mortalidade infantil. “Não é apenas a mãe que é assistida de forma adequada, mas também a criança recebe uma atenção especial, para que tenha um desenvolvimento tranquilo”, completa o diretor presidente.

Para o médico Luiz Antonio Vilela, que realiza o atendimento de gestantes de baixo risco na UBS “Valdecir de Paula”, no Jardim das Flores, este “significativo resultado está diretamente ligado ao tratamento que a gestante recebe no pré-natal e no puerperal, além da atenção dada ao recém-nascido”. Vilela também condiciona os números a instituição do Protocolo de Atendimento à Gestante, uma iniciativa da residência multiprofissional em enfermagem obstetrícia. “A proposta foi imediatamente aceita pelos profissionais que atuam no atendimento às gestantes e hoje as diretrizes do Protocolo são seguidas em toda a atenção básica”, salienta o médico.

NÚMEROS – Na área de abrangência da 16ª Regional de Saúde, foram registrados 3.618 nascimentos em 2016, com o coeficiente de mortalidade alcançando 11,33. Em Apucarana, nasceram 1.278 e coeficiente de 8,61. Em 2013, a taxa foi de 9,95 em Apucarana; ficando em 11,10 em 2014 e 12,80 em 2015.
Fonte: AN Notícias com PM Apucarana