Carregando...

Alerta!

logo Apucarana terá Desfile Cívico da paz e das famílias - Notícias - AN Notícias Apucarana terá Desfile Cívico da paz e das famílias - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 18 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Mundial do Radioamador - Dia de Allan Kardec - Dia do Autor e do Editor - Dia do Livro Espírita e Dia Livro Infantil -
06/09/2013 04h07

Apucarana terá Desfile Cívico da paz e das famíliasDesfile de 7 de Setembro em Apucarana terá início previsto para às 8h30 na área central

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Autoridades do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec), 10º Batalhão da Polícia Militar de Apucarana (10º BPM), Guarda Municipal de Apucarana (GMA), Núcleo Regional de Educação (NRE) e Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana (Funcap) realizaram nesta quinta-feira (05/09), no Cine Teatro Fênix, reunião visando a definição das últimos detalhes de coordenação do Desfile Cívico de 7 de Setembro. 
 

Com início previsto para as 8h30 na área central, mais de 60 instituições militares, civis e estudantis vão celebrar junto à população os 191 anos da independência brasileira. “Será um desfile cívico da paz e das famílias”, destaca o prefeito Beto Preto.

Segundo Ednei Mansano, diretor-presidente da Funcap e que coordenou a reunião, todos os detalhes do desfile foram pensados para que o cidadão possa acompanhar a passagem de todas as instituições em segurança. “Como todos os anos, esperamos a presença das famílias. Uma festa cívica do início ao fim, com pais, mães, avós, tios, crianças, empunhando suas bandeirinhas e entoando o seu amor à Pátria”, destacou Mansano. Segundo ele, o trabalho de orientação das pessoas e do trânsito, bem como a segurança em toda a extensão do desfile será feito por policiais militares e guardas municipais.

Participaram do encontro o subcomandante do 30º BIMec, tenente-coronel Alain dos Santos, pelo 10º BPM esteve presente o Capitão Sagaty,  o comandante da Guarda Municipal, Ataíde Pantaleão e a chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Maria Onide Balan Sardinha.

Como será - O desfile será aberto pelo Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal, que vão ficar concentrados na Avenida Curitiba, na altura da Rua Galdino Gluck Junior (caixa d´água), e de onde o desfile seguirá em direção à Praça Rui Barbosa. Na sequência vêm grupos de karatê, capoeira e maculelê, escoteiros, idosos, banda municipal e demais participantes, formados em sua maioria por escolas das redes pública e privada.

Ao todo vão desfilar 67 instituições. A ordem e o cronograma do desfile (mapa) estão disponíveis para consulta no site www.apucarana.pr.gov.br. Outras informações pelo telefone 3423-2944.

Escolas vão abordar os 70 anos de Apucarana durante desfile cívico

A Fundação Cultural e de Turismo da Prefeitura de Apucarana adiantou que ao desfilarem neste sábado (07/09), durante a parada cívica de Sete de Setembro, as escolas municipais vão retratar o tema “70 anos de colonização de Apucarana”. De acordo com o prefeito Beto Preto (PT), é especial iniciar a contagem regressiva para o septuagésimo aniversário de emancipação política do município - a ser comemorado no próximo dia 28 de janeiro - a partir do dia em que os todos os brasileiros celebram a independência da pátria. 

“Foi uma grata ideia da organização. Há dias nossos alunos trabalham este tema visando a apresentação cívica. Certamente o público que vai prestigiar o desfile neste sábado será agraciado com belas performances por parte de nossos alunos”, destacou Beto. Ele frisa que este é o espírito que a nova administração espera manter até as festividades de aniversário. “Já estamos trabalhando para que a data dos 70 anos da nossa Apucarana seja celebrada com inúmeras atividades. Temos uma grande história, construída por gerações de pessoas e famílias de bem, trabalhadoras e com nobres ideais”, destacou o prefeito.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana