Carregando...

Alerta!

logo Autarquia de saúde faz mutirão para coleta de preventivo em Apucarana - Notícias - AN Notícias Autarquia de saúde faz mutirão para coleta de preventivo em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Índio - Aniver. da Organização Internacional do Trabalho e Dia do Exército -
30/07/2018 23h11

Autarquia de saúde faz mutirão para coleta de preventivo em ApucaranaDia de intensificação visa oferecer uma oportunidade a mais para as mulheres ficarem em dia com o exame

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Repetindo a iniciativa realizada em duas edições no ano passado, a prefeitura de Apucarana, através da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), vai promover no próximo sábado (4) um dia de intensificação da coleta do exame preventivo. A oferta do atendimento voltada à prevenção do câncer do colo do útero em um sábado visa oferecer uma oportunidade principalmente àquelas mulheres que encontram dificuldade para realizar o exame nos dias da semana na Unidade Básica de Saúde de seu bairro.

A coleta do preventivo neste sábado vai acontecer no prédio da Autarquia de Saúde, localizado na Rua Miguel Simeão, 69, centro da cidade.  Oito equipes de profissionais da saúde, entre eles técnicos de enfermagem e enfermeiros, estarão à disposição da população entre 8 e 15 horas. “Estamos organizados para atender a todas em curto espaço de tempo, já que trata-se de um exame rápido e indolor. Lembramos que a campanha é mais uma proposta do prefeito Beto Preto voltada à saúde de mulher em nosso município”, destaca o Superintendente da Atenção Básica da Autarquia de Saúde, Marcelo Viana de Castro.

O prefeito Beto Preto lança um apelo às mulheres para que aproveitem essa oportunidade para ficar em dia com o exame preventivo. O prefeito lembra que o exame ginecológico é oferecido regularmente nas 28 Unidades Básicas de Saúde de Apucarana pelo menos uma vez por semana, mas que ao longo do ano também são realizadas grandes mobilizações como essa.

Com a meta de realizar mil exames neste mutirão, Beto Preto alerta para o alto grau de letalidade da doença. “É um câncer insidioso, silencioso e de crescimento lento, mas de alta letalidade”, frisa Beto Preto, reforçando que seus sintomas se manifestam quando a doença já está em estágio avançado.

Em 2017, a Autarquia de Saúde promoveu dois dias de intensificação de coleta do exame preventivo. Na primeira data, no dia 15 de novembro, um feriado nacional, cerca de 600 mulheres fizeram o exame ginecológico, e na segunda, em 9 de dezembro, também um sábado, como agora, foram realizados 243 atendimentos.

O Ministério da Saúde, através do Instituto Nacional do Câncer, recomenda que o início da coleta para o exame preventivo seja aos 25 anos de idade para mulheres que já tiveram ou têm atividades sexuais. Os primeiros exames devem ser realizados com intervalo anual e os periódicos devem seguir até os 64 anos de idade. Para mulheres com mais de 64 anos de idade e que nunca se submeteram ao exame, deve-se realizar dois exames com intervalos de um a três anos.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana