Carregando...

Alerta!

logo Beto Preto (PT) nomeia cargos chaves que já passaram pela área policial e outros por improbidade - Notícias - AN Notícias Beto Preto (PT) nomeia cargos chaves que já passaram pela área policial e outros por improbidade - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

13/11/2014 10h25

Beto Preto (PT) nomeia cargos chaves que já passaram pela área policial e outros por improbidadePrefeito de Apucarana fez nomeações de comissionados que já responderam problemas judiciais graves

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O Prefeito de Apucarana Beto Preto (PT), que está há dois anos praticamente no poder e fez algumas nomeações que vêm gerando polêmica para cargos de comissão, deve ser questionado em breve sobre tais nomeações pelo Sindicato dos Servidores de Apucarana e pela Promotoria Pública da cidade.

Até agora, foram quatro nomeados pelo prefeito no primeiro escalão e um no terceiro escalão, que tiveram ou ainda têm questões na Justiça do Paraná.

Segundo consta no Diário Oficial da Prefeitura de Apucarana, já passaram pela gestão de Beto Preto (PT), sendo nomeados e depois de alguns meses exonerados, os comissionados: Jacks Dias de Londrina (que respondeu a processo de corrupção por supostas irregularidades em Londrina quando Vereador e foi condenado a prisão recentemente, mas está recorrendo da decisão judicial) e Petrônio Cardoso (que responde a processo criminal por supostas irregularidades quando presidente da Câmara de Apucarana);

Estão nomeados atualmente Edinei Mansano (o qual responde a processo criminal e foi condenado à prisão em 2014, por assalto, e está recorrendo); e Sidney Magnone Vieira (respondeu a dois processos criminais, porém não foi condenado por terem sido prescritos seus crimes nas comarcas de Paranavaí e Cidade Gaúcha-PR). Já trabalhou na gestão de Beto Preto (PT) e foi exonerado recentemente o comissionado em terceiro escalão e também com passagem policial Leandro Ross (o qual respondeu a processo criminal, foi detido por golpe de estelionato na Operação Anti-Spam - caso dos hackers em Apucarana, e também recorreu na justiça).

Sobre a nomeação de Sérgio Magnone Vieira que Beto Preto (PT) fez foi para um cargo de comissão em CC-01, como superintendente de Finanças, desde o dia 01 de março de 2014. Segundo consta no site do Tribunal de Justiça do Paraná, as situações jurídicas encontradas em nome de Sidney Magnone Vieira, homem de total confiança de Beto Preto (PT) e que está lotado em secretaria que cuida do dinheiro público na Secretaria da Fazenda, apontam processos criminais como: falsidade ideológica, na Comarca de Paranavaí, sendo que o processo foi extinto, ante a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva do Estado na modalidade retroativa, nos termos do voto relatado em 19/09/2013.
 
E outra situação vivida pelo comissionado, foi em processo que era parte em 2004. Segundo consta também no site do TJ Paraná, a ação se refere à discussão sobre a prova de assinatura falsificada em um cheque, em exceção de pré-executividade (Apelação Cível nº 248504-1 da Vara Cível de Cidade Gaúcha), em que é apelante SICREDI - Cooperativa de Crédito Rural de Maringá, sendo apelados, 1 - Vilson Pedro Farina, 2 - Sidney Eduardo Magnone Vieira e 3 - A. Assis & Cia. Ltda.
 
O Sindicato dos Servidores Municipais de Apucarana, que tem como presidente a sindicalista Elisabete Costa, disse ao AN Notícias que o SINDSPA acompanha desde o dia 01 de Janeiro de 2013 até o momento, todas as nomeações que o atual prefeito vem realizando na Prefeitura de Apucarana e que quanto às pessoas mencionadas, elas devem prestar os esclarecimentos sobre tais fatos à população, pois isso é de interesse público.
 
Bete Costa finalizou: “O prefeito tem que ser mais rigoroso com nomeações de comissionados. É por isso que estamos com a lista de alguns casos para ser encaminhada para a Promotoria Pública de Apucarana, para analisar cada um e, também, para se verificar a quantidade de nomeações feitas em cargos de comissão pelo prefeito. O nosso sindicato prioriza o servidor de carreira, e é por isso que estamos exigindo mais transparência nessas nomeações e suas diminuições, para que seja feito concurso público”.
Fonte: AN Notícias