Carregando...

Alerta!

logo Câmara de Apucarana apoia “Novembro Azul”  - Notícias - AN Notícias Câmara de Apucarana apoia “Novembro Azul” - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
15/11/2019 05h10

Câmara de Apucarana apoia “Novembro Azul” Do laço Rosa para o laço Azul nas redes sociais, assim tem início a conscientização e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Desde o início de novembro, quem acessou as redes sociais da Câmara Municipal de Apucarana já percebeu que o rosa deu lugar ao azul, e assim será durante todo o mês de novembro. O principal objetivo, atendendo uma solicitação do presidente do legislativo, Luciano Molina, é chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Assim como fizemos durante todo o mês de outubro, em novembro vamos repetir as ações. Além do layout que trocamos em nossas redes sociais e no site oficial, vamos abrir espaço nas sessões ordinárias para que profissionais ligados à área da saúde venham até a Câmara conversar com os nossos vereadores, vereadora e servidores, além da comunidade que sempre acompanha os nossos trabalhos, afim de falar e expor sobre os sintomas, prevenção, diagnóstico, causas da doença, tratamento e tudo o que pode ser feito com relação ao Câncer de Próstata”, explicou o presidente.

Neste ano, o Novembro Azul apresenta o tema “Homens como protagonistas do cuidado de sua saúde em todas as fases da vida”.  O câncer de próstata é perfeitamente curável, desde que detectado precocemente. O exame para detecção do câncer de próstata deve ser realizado a partir dos 50 anos de idade, mas antes disso o homem já pode se consultar com um urologista. O Novembro Azul dá ao homem a chance de olhar para a própria saúde de uma forma integral.

DADOS

Segundo o Ministério da Saúde, as estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos. Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames.

NOVEMBRO AZUL

Originário da Austrália, o Movimento Novembro Azul é uma campanha de combate ao câncer de próstata da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida e com o apoio da Frente Parlamentar de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Fonte: AN Notícias com CM Apucarana