Carregando...

Alerta!

logo Câmara de Apucarana aprovou aumento do IPTU em mais de 20% na cidade - Notícias - AN Notícias Câmara de Apucarana aprovou aumento do IPTU em mais de 20% na cidade - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 24 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Chimarrão e Churrasco - Dia de S. Fidelis - Dia do Agente de Viagem - Dia do Operador de Triagem e Dia do Boi -
26/12/2013 12h39

Câmara de Apucarana aprovou aumento do IPTU em mais de 20% na cidadeVereadores aprovam projeto de Beto Preto que pode quebrar setor imobiliário na cidade

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O projeto de Lei de autoria do executivo de Apucarana por parte do Prefeito e médico nuclear, o “prefeito perfeito” slogan de sua campanha em 2012, Carlos Alberto Gebrim Preto, o Beto Preto (PT) em aumentar o IPTU em mais de 18% na cidade de Apucarana, gerou revolta e polêmica durante esta semana entre autoridades e setor imobiliário em Apucarana.
 
A Câmara votou em sessão extraordinária no fim de ano onde a população está ausente da discussão, este tema grave e que pode quebrar o setor imobiliário da cidade. Acontece que em bairros nobres o valor passará de 20%, no centro da cidade 18% e na periferia quase 6%. O problema é que em oito anos não acontecia o aumento do Imposto e o valor venal do imóvel também será reajustado, fazendo com que o valor que é cobrado hoje dobre na maioria das residências e terrenos.
 
A votação foi de 08 votos a favor e 03 votos contrários, e terá mais duas sessões entre sexta e sábado (27-28). O observatório Social acompanhou a primeira votação e o resultado não agradou, mas sabe-se que, a população é contrária em sua maioria na manobra que Beto Preto (PT) está fazendo no final do seu primeiro ano de mandato.
 
Parte da sociedade civil organizada que é defendido por alguns advogados, o caso vai parar na Justiça e pode acontecer o mesmo que aconteceu na cidade de São Paulo, onde o Prefeito petista Fernando Haddad tentou aumentar o IPTU e o caso parou na Justiça e o STF negou a autorização do aumento do Imposto na capital paulista.
 
A Situação em Apucarana deve chegar aos extremos da Justiça, pois o projeto segundo o OSA seria inconstitucional. A oposição questionou o aumento que o “prefeito perfeito” está causando na cidade. A vereadora Telma Reis (PMDB) disparou esta contra Beto Preto (PT), “em perguntar o motivo do aumento do IPTU, da Taxa de Iluminação e do Táxi tudo neste final de ano para 2014, sendo que Beto Preto fez o maior empréstimo da história de Apucarana neste seu primeiro ano, para asfaltar a cidade, e não se sabe o porquê de tanto aumento de impostos sendo que nada foi feito até agora”, disse a parlamentar.
 
Beto Preto falou antes do Natal em uma emissora de Rádio que o aumento não iria prejudicar o setor imobiliário, que teme uma quebradeira nos aluguéis de residências, pois isso vai aumentar os valores de aluguéis de casas, e o locatário vai ter este prejuízo em 2014. O prefeito e médico nuclear disse ainda que tinha o aval da ACIA, OSA, da Câmara Municipal e da maioria da população, pois ele processou o ex-prefeito João Carlos e Valter Pegorer ambos do PMDB por não terem dado o aumento na cidade, e que estava fazendo uma “justiça fiscal” na cidade.
 
A Câmara Municipal de Apucarana não divulgou em seu site sobre a sessão extraordinária e nem a pauta em questão para votação, o que pode gerar mais polêmica ainda sobre a votação dos projetos de autoria do executivo. Os Vereadores que votaram favoráveis ao aumento são: Deco (PR), Gilberto Cordeiro (PMN), Magalhães (PT), Aurita Bertoli (PT), Ananias (PSDB), Molina (PMDB), Mauro Bertoli (PTB), Paulo Farias (DEM). Os contrários foram Vladmir José (PDT), Telma Reis (PMDB) e Antoniassi (PSDB).  O projeto terá ainda mais duas votações para aprovação, sendo que se houver mais dois votos contrários o aumento do IPTU cai na Câmara e é reprovado, coisa que muitos que acompanharam a sessão não acreditam que vá acontecer.
 
O AN Notícias trouxe a informação dias atrás que o setor imobiliário poderá quebrar na cidade, após o aumento do Imposto do IPTU dado de presente ao contribuinte Apucaranense pelo prefeito que se dizia “perfeito” na eleição de 2012 Beto Preto (PT). A perfeição de Beto Preto foi aumentar os impostos neste ano de 2013 para 2014 e conseguir empréstimo milionário parar a população pagar em 24 anos, onde a maioria das Ruas da cidade estão esburacadas. (veja a matéria anterior sobre o aumento do IPTU).
Fonte: AN Notícias