Carregando...

Alerta!

logo Câmara de Apucarana faz sessão no Colégio São José - Notícias - AN Notícias Câmara de Apucarana faz sessão no Colégio São José - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2019

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
09/04/2019 01h51

Câmara de Apucarana faz sessão no Colégio São JoséFoi a primeira Sessão Ordinária realizada fora da Câmara Municipal

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Na tarde desta segunda-feira (08/04), a Câmara de Vereadores de Apucarana, atendendo a um convite da direção do Colégio São José, realizou no Anfiteatro do Colégio, a 10ª Sessão Ordinária, do ano.

Com a presença dos 11 vereadores que compõe a atual legislatura, a reunião foi acompanhada por alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio e professores da instituição, que comemora em 2019, 70 anos na cidade de Apucarana. A comemoração estende-se, também, aos 100 anos da Congregação dos Oblatos de São José.

Conduzida pelo presidente Luciano Augusto Molina Ferreira, a sessão realizada, foi um momento histórico, para vereadores, alunos e professores. “É um orgulho para todos nós. Recebemos o convite para fazermos a sessão no Colégio, e optamos pela Sessão Ordinária para que os alunos acompanhem o dia a dia do legislativo, das matérias em pauta, da votação, do trabalho. Isso não é uma prática que acontece. A sessão ordinária não é realizada fora do prédio da Câmara, e sim as solenes”, revelou Molina. Ele destacou o bom comportamento dos alunos e a atenção de todos durante todo o processo. “Contamos com a participação de cerca de 300 alunos, que puderam participar, tivemos votação de projetos, requerimento, um balanço altamente positivo”, opinou o presidente Molina.

Ele revelou ainda que o Colégio São José foi o precursor e que outros locais poderão receber Sessões Ordinárias da Câmara de Apucarana. “Temos que analisar, ver os locais se são apropriados, se tivermos novos pedidos vamos analisar com a Mesa Diretiva, com os próprios vereadores como aconteceu aqui e se todos estiverem de acordo, iremos realizar outras sessões, em outros locais. É importante para aproximar a Câmara da comunidade”, afirmou.

O coordenador pedagógico do Ensino Fundamental e Médio, Tiago Luís de Almeida, enfatizou que a realização da sessão é um fato histórico para o Colégio São José. “Ganhamos um presente. Receber uma Sessão Ordinária, é um orgulho para todos nós do Colégio São José, da Congregação dos Oblatos. Nosso Colégio comemora 70 anos, a Congregação completa 100 anos. Valeu a pena essa experiência, foi espetacular. Uma aula de cidadania, de civismo para os nossos alunos”, disse. “Receber o Poder Legislativo aqui foi gratificante. Nossos alunos são os vereadores de amanhã quem sabe. São eles vão tocar o nosso futuro, eles estão muito ativos na política, na vida e receberam muito bem essa sessão”, completou.

O vereador Edson da Costa Freitas, professor na instituição, falou da alegria de participar da sessão, no seu local de trabalho. “Vivenciei algo maravilhoso, gratificante. Realizamos a sessão dentro de um ambiente escolar. Demos aos alunos a oportunidade de presenciarem a nossa sessão e acompanharem um pouco do trabalho que realizamos para trazer melhorias à nossa cidade”, relatou.

O professor agradeceu ao superintendente da instituição, Padre Bertolin e todo corpo docente. “Tenho orgulho de fazer parte desde 2014 e sendo pai de alunos que estudam aqui, digo com propriedade que toda graça e sucesso do São José pelos 70 anos de existência, são mais que merecidos”. Edson também agradeceu aos alunos e demais professores pela participação.

Os vereadores parabenizaram e elogiaram o Colégio pelos 70 anos. Este ano a Câmara aprovou o Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias de Apucarana ao Colégio São José, pelos 70 Anos de relevantes serviços prestados à comunidade de Apucarana, proposto pelos vereadores Sidrin e Marcos da Vila Reis, que será entregue em Sessão Solene. “Este é o primeiro Colégio de Apucarana a receber uma Sessão Ordinária da Câmara de Apucarana. Ficamos felizes de realizar este feito”, disse Sidrin. “Eu e o Marcos oferecemos o Diploma de Méritos e vamos fazer a entrega assim que for marcada a Sessão”.

Marcos da Vila Reis cumprimentou a instituição pelos 70 anos e por terem feito o convite ao legislativo. “É uma honra trazer a nossa estrutura até aqui e apresentar o nosso trabalho. Também é gratificante ver jovens envolvidos e comprometidos com a política”, disse Marcos que também é autor do Diploma.

Lucas Leugi lembrou que a história do Colégio e da cidade de Apucarana estão juntas na história. “É um orgulho trazer a nossa Sessão para que jovens acompanhem o nosso trabalho. Sugiro que isso seja feito em outras localidades. Temos jovens que podem ser prefeito, vereador, médico, engenheiro, cada um com o seu sonho. Todos têm que buscar, lutar e acreditar”, disse.

A vereadora Marcia falou sobre o Parlamento Jovem e como funciona o projeto e convidou o Colégio São José para participar do projeto desenvolvido pela Câmara em 2020. Deco, Poim, Gentil, Rodolfo e Mauro Bertoli também falaram com os alunos e parabenizaram a instituição pelo convite

No final de Sessão Ordinária, os vereadores foram presenteados com kits pelos alunos da instituição.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão ordinária será realizada na segunda-feira (15/04), às 16 horas, na Câmara Municipal de Apucarana. A diretoria do Sesc, Senac e Sivana apresentarão o Sistema S aos vereadores.

Fonte: AN Notícias com CM Apucarana

Galeria de Imagens