Carregando...

Alerta!

logo Câmara de Apucarana participa da 1ª Oficina para elaboração do Plano de Habitação - Notícias - AN Notícias Câmara de Apucarana participa da 1ª Oficina para elaboração do Plano de Habitação - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Índio - Aniver. da Organização Internacional do Trabalho e Dia do Exército -
13/07/2019 03h12

Câmara de Apucarana participa da 1ª Oficina para elaboração do Plano de HabitaçãoO encontro foi realizado na Vila Regina

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Representando a Câmara Municipal de Apucarana, o vereador Lucas Leugi, que também é morador do bairro, participou na noite de ontem (quinta-feira 11/07), na Escola Municipal Papa João XXIII, na Vila Regina, da 1ª oficina para discussão e elaboração do Plano de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de Apucarana. Promovida pela empresa Megaquality Consultoria, o encontro reuniu moradores de toda região da Vila Regina.

Um requisito previsto por Lei Federal para que os municípios reivindiquem recursos para projetos na área da habitação, o PLHIS tem objetivo de envolver a comunidade para construir um plano visando direcionar o crescimento da cidade de forma a diminuir o déficit habitacional.

Durante o encontro foi repassado aos moradores explicações sobre o PLHIS. “O plano permitirá que o município planeje como irá combater a falta de habitação e infraestrutura. Pensando em ações para enfrentar o problema habitacional, em especial das famílias de baixa-renda”, explica o proprietário da Megaquality Consultoria, Sandro Morais de Medeiros.

O principal objetivo da oficina, realizada na noite de ontem foi apresentar a metodologia que envolve o PLHIS; envolver a comunidade na construção do Plano; coletar informações da comunidade local e inseri-las no PLHIS (pesquisa operacional) e também criar indicadores de déficit habitacional para o desenvolvimento da habitação de interesse social em Apucarana.

“Foi um evento produtivo, conversamos, pudemos expor os problemas relacionados à habitação que temos no nosso bairro, formamos grupos em que a comunidade debateu e apresentou propostas e tenho certeza que teremos bons resultados”, disse o vereador Lucas Leugi.

Ele afirmou que irá trabalhar e acompanhar o desenvolvimento do Plano para que melhorias sejam feitas. Também pontuou que irá acompanhar as demais oficinas que serão realizadas ao longo do mês. “Podemos ajudar a melhorar a realidade do nosso município tanto na saúde, como na educação e também na habitação. É nossa função, é nosso trabalho como vereador: legislar e fiscalizar todos os trabalhos realizados em nossa cidade”, afirmou Lucas Leugi. Também esteve presente na oficina o vereador Rodolfo Mota.

PRÓXIMAS OFICINAS

As próximas oficinas serão realizadas nos seguintes locais, de acordo com a Megaquality:

-16/07, CEPES: Rua João Matiuzzi, 340 - Parque Bela Vista

-19/07, Salão da Igreja: Praça Rio Branco - Vila Reis

-20/07, Praça CEU: Av. Central do Paraná, 1596 a 1616 - Jardim América

-23/07, Centro de Convivência do Idoso: Av. Aviação, 2765 - Jardim Aeroporto

-25/07, Escola Dr. Juiz Luiz Fernando: Rua São Sebastião, 164 - Núcleo Habitacional Dom Romeu Alberti.

Além de nortear áreas de expansão para a implantação de novos loteamentos habitacionais, o PLHIS vai apontar caminhos para a regularização fundiária e titularidade de moradias em diversos bairros de Apucarana. Segundo informações da Secretaria Municipal da Assistência Social, o déficit habitacional da cidade atualmente é na ordem de 7 mil unidades e, o número de moradias ainda com pendências relacionadas à regularização fundiária e/ou documentação de titularidade, é na ordem de 4.889 unidades. O cronograma de trabalho da Megaquality prevê a entregar do plano pronto em dezembro.

Fonte: AN Notícias com CM Apucarana