Carregando...

Alerta!

logo Câmara entrega Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias à Loja Maçônica “Trabalho, Ciência e Virtude” - Notícias - AN Notícias Câmara entrega Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias à Loja Maçônica “Trabalho, Ciência e Virtude” - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
13/06/2017 12h19

Câmara entrega Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias à Loja Maçônica “Trabalho, Ciência e Virtude”A honraria foi aprovada por unanimidade dos vereadores

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A Câmara Municipal de Apucarana realizou na última sexta-feira (09/05) sessão solene para entrega do Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias a Loja Maçônica “Trabalho, Ciência e Virtude”. A honraria proposta e aprovada por unanimidade dos vereadores marca os 70 anos de relevantes serviços prestados a comunidade apucaranense. A entrega culminou com a realização de Sessão Solene Pública, realizada pela Loja, onde comemoraram os 70 anos de instalação em Apucarana, no dia 06 de Junho.

Conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Mauro Bertoli, a sessão contou com a presença do prefeito Beto Preto, do Grão Mestre do Grande Oriente do Brasil / Paraná, Luis Rodrigo Larsen Karsten, Venerável José Schiarolli, além de diversas autoridades do município e autoridades maçônicas de todo o Paraná.

Bertoli destacou a história da Maçonaria. “A origem da Maçonaria perde-se aos primórdios da civilização. Não pertence ela a nenhum país, pois é universal, uma vez que os maçons se reconhecem mutuamente ao redor do globo terrestre por meio de sua unidade de princípios, imutável no passar dos séculos. Segundo meus conhecimentos, a Maçonaria tornou-se hoje a Grande Sociedade intelectual que todos conhecemos numa verdadeira academia de sentido moral, expandindo a mais pura de todas as filosofias.
É assim que vejo a Maçonaria”, relatou. O presidente destacou também a homenagem que a Câmara fez nos 70 anos da Loja. “A Maçonaria deve ter o reconhecimento de toda uma cidade, como a grande construtora da sociedade totalmente dita. Nós não poderíamos deixar passar em branco, esses 70 anos da Loja Maçônica Trabalho, Ciência e Virtude, que sempre exerceu com galhardia todos os objetivos da sociedade maçônica, principalmente aqueles voltados especialmente para o interesse de nossa cidade”, completou.

O prefeito Beto Preto lembrou que durante a realização da Sessão foi possível encontrar um pouco da história de Apucarana, revive-la. “Não cabe entregar o Título de Cidadão Honorário a uma Instituição ou Entidade, mas se fosse possível, a Maçonaria “Trabalho, Ciência e Virtude”, poderia receber. A Loja nasceu com a história do município, com as alegrias, com as dificuldades que tínhamos no passado. Cresceu com a nossa cidade. Muitas pessoas que passaram pela Loja são homenageadas com nome de ruas, praças, e aí encontramos com o passado e também com o presente, pois aqui estão seus filhos, netos, sua família que dá continuidade ao movimento maçônico, que, em momento algum, se abala com a crise, mas busca soluções, procura crescer ainda mais e ajudar a todos. Aqui esta o futuro. Apucarana merece o futuro que os pioneiros têm para ela, uma cidade que consegue ser lar, que acolhe as famílias e representa-as. Sou solidário a Lei nº 31/2017 que foi aprovada pelos vereadores e sancionada pelo Executivo. Esse Diploma é o marco legal, porém o marco maior é o dia a dia, os 70 anos ininterruptos de trabalho a Apucarana”, detalhou o prefeito que conclamou a todos os maçons e familiares que continuem lutando pela cidade. “Só a unidade da comunidade é capaz de buscar e realizar missões”.

Representando a Loja Maçônica, Antônio Aparecido Castro dos Santos, reforçou o significado da sessão e da data. “Temos um significado especial ao unirmos o Legislativo e o Executivo em sessão aqui na Loja Maçônica, pois também realizamos a nossa sessão solene pública para comemorarmos os 70 anos. Essa homenagem a instituição nos induz a refletir sobre as ações positivas, nos dá a certeza que honramos quem nos antecedeu. Manifestamos com gratidão a honraria concedida. Ficará registrado na memória e nos anais desta Loja”, destacou. “Conclamo a todos para refletirmos sobre o viver maçônico. A dedicação deve ser contínua dentro e fora da Maçonaria. E essa homenagem, compartilhamos com todos”, finalizou.

HISTÓRIA

A Maçonaria passou a existir como Instituição Filosófica a partir de 24 de Junho de 1717 com a fundação da Grande Loja de Londres. O objetivo da Maçonaria é tornar seus Iniciados homens retos de caráter e, conseqüentemente, retos de ações e condutas, tornando-os exemplos para a sociedade. A Loja “Trabalho, Ciência e Virtude”, comemorou no dia 06 de Junho, 70 anos em Apucarana. Vários pontos de Apucarana como: Banco Comercial do Paraná, Foto Cosmo, Lojas Pernambucanas, Chácara do Narciso, foram palcos de reuniões com o objetivo de formar a loja. Dessa maneira um bancário, um comerciário, um promotor publico, um vendedor de bilhetes e dois comerciantes tiveram a idéia de fundar a primeira Loja Maçônica de Apucarana que mais tarde germinaria a semente na loja Maçônica “Trabalho, Ciência e Virtude”. Em 17 de outubro de 1947, após ampla discussão, dois nomes prosperaram na preferência dos Irmãos. Eram eles: “Luz e Amor” e “Trabalho, Ciência e Virtude”. Em votação, obteve-se o seguinte resultado: “Luz e Amor” – 03 votos, “Trabalho, Ciência e Virtude” – 05 votos e 01 voto nulo. De lá para cá foram 70 anos de reuniões, encontros, trabalho e muita dedicação a cidade de Apucarana.

Fonte: AN Notícias com CM Apucarana