Carregando...

Alerta!

logo Cartão “Comida Boa” começa a ser distribuído na quinta em Apucarana - Notícias - AN Notícias Cartão “Comida Boa” começa a ser distribuído na quinta em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
11/05/2020 12h59

Cartão “Comida Boa” começa a ser distribuído na quinta em ApucaranaA distribuição será através das escolas e centros municipais infantis, além de outros pontos estratégicos instalados na área central, em um total de 80 locais

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Os 9.868 cartões do programa Comida Boa destinados a Apucarana pelo Governo do Paraná começaram a ser organizados nesta segunda-feira por uma força-tarefa de servidores encabeçada pela Secretaria da Assistência Social de Apucarana. A distribuição aos beneficiados tem início programado para esta quinta-feira através de 56 escolas e centros municipais infantis, além de outros pontos estratégicos instalados na área central, em um total de 80 locais. A listagem com nome do beneficiário e local para retirada do cartão será disponibilizada até a tarde de quarta-feira (13/05), no site da Prefeitura de Apucarana (www.apucarana.pr.gov.br).

Um auxílio emergencial do governo estadual destinado a famílias do Cadastro Único (CadÚnico) que estão enfrentando dificuldades financeiras por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Cartão Comida Boa prevê o repasse de até três parcelas mensais de R$50 para compra exclusiva de alimentos em supermercados, mercadinhos, padarias, açougues, entre outros estabelecimentos do gênero cadastrados na Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab). “Um programa muito bem elaborado pelo Governador Ratinho Júnior que beneficia quem está precisando e ainda ajuda a economia local. Serão cerca de R$1,5 milhão sendo injetados em nosso comércio através desta iniciativa estadual”, pontua o prefeito Júnior da Femac. Até esta segunda-feira, 29 estabelecimentos comerciais da cidade já haviam se cadastrados para poder receber compras pelo cartão assistencial.

Dentro do planejamento do “Comida Boa”, cabe às prefeituras a logística de distribuição dos cartões. “Em Apucarana estamos organizando a entrega com muito cuidado, da mesma forma que já fizemos em outras ações, como a distribuição das máscaras, do sabonete líquido, da vacinação, para que não haja aglomeração”, comunica o prefeito.

Do total de cartões, 8.233 já têm os beneficiados pré-definidos. “A listagem chegou na última sexta-feira e até esta quarta-feira esperamos separá-los seguindo um mapeamento que vai permitir que a pessoa o retire na escola ou CMEI mais próximo de onde mora”, explica Jossuela Pinheiro, superintendente da Chefia de Gabinete e uma das coordenadoras da ação. De acordo com ela, na área central também serão disponibilizados pontos estratégicos para que os beneficiários possam fazer a retirada. “Lembrando que a pessoa deverá consultar a lista que será disponibilizada no site da prefeitura até esta quarta-feira, indicando onde deverá comparecer. Serão cerca de 80 pontos de distribuição, tudo planejado da melhor forma, como determinou o prefeito Júnior da Femac, para que não haja aglomeração de pessoas”, afirmou a superintendente.

O excedente de 1.645 cartões será repassado, também a partir de quinta-feira, às igrejas católicas e evangélicas. “Os padres e pastores irão colaborar com esta ação, fazendo com que cheguem até as pessoas que precisam, em especial aquelas que não conseguiram o auxílio emergencial do governo federal e não estão incluídas em nenhum programa social”, disse Jossuela Pinheiro.

O programa do Cartão Comida Boa será operacionalizado por meio de um voucher com QR Code, para evitar falsificações. Na visão da secretária Municipal da Assistência Social, Ana Paula Nazarko, o programa estadual contribui para amenizar as necessidades de muitas famílias, em especial as em situação de extrema-pobreza. “Um recurso que, ao ter como destinação exclusiva a compra de alimentos, supre uma necessidade muito importante neste momento de crise”, destaca a secretária, frisando que a prefeitura segue atendendo famílias necessitadas com cestas básicas através de agendamento. “Mesmo que a pessoa não tenha o Cadastro Único e nunca precisou dos serviços da assistência, neste momento em que a pandemia atinge a todos indistintamente, pode estar precisando. Nossas equipes estão de prontidão para atender. Basta agendar pelo telefone, levar a documentação necessária para cadastro e relatar as necessidades que vamos procurar ajudar”, concluiu a secretária.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana