Carregando...

Alerta!

logo Casa da Acolhida atende moradores de Rua em Apucarana  - Notícias - AN Notícias Casa da Acolhida atende moradores de Rua em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
25/07/2013 08h25

Casa da Acolhida atende moradores de Rua em Apucarana Casa da Acolhida atende uma média de 15 pessoas por dia no frio

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A Secretaria Municipal da Ação Social de Apucarana intensificou nos últimos dias a abordagem aos moradores de rua para evitar que pernoitem ao relento em baixas temperaturas. O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP), uma entidade ligada à Prefeitura e mais conhecido como Casa da Acolhida, atende uma média de 15 pessoas por dia, mas desde do último de final de semana esse número mais que dobrou.

Boa parte delas busca de atendimento por conta própria, mas outros só aceitam a acolhida ao serem convencidos pela equipe da entidade que vem percorrendo as ruas durante a noite nos últimos dias. “Fazemos uma ronda entre as 17 e 22 horas, mas também temos uma parceria com a Guarda Municipal e Polícia Militar que também estão fazendo o encaminhamento das pessoas que se encontram pela cidade precisam de abrigo”, informa a assistente social da Casa POP, Aline Barbosa.  

No entanto, existem aqueles que preferem ficar na rua. “Nesse caso entregamos cobertores para ajudá-los a suportar o frio. Deixamos o telefone e o endereço em caso de mudarem de idéia mais tarde”, explica Aline.

O atendimento no local começa às 18h30, onde é oferecido banho, janta e alojamento para passar à noite. No dia seguinte, após o café da manhã, todos passam por atendimento com a equipe de assistência social.

Essa triagem resulta em vários procedimentos, como fornecimento de passagem para o destino, mas não antes de um contato com os parentes, visando reinserção da pessoa na família. Uma parte, no entanto, ainda permanece no município dando continuidade a encaminhamentos para tratamento de saúde, dentário, para clínica de recuperação e para recebimento de benefícios sociais.

Os que passam por algum tipo de tratamento, são encaminhados para Casa de Misericórdia, onde continuam sendo acompanhados pela equipe profissional do Centro POP.


A Casa POP está localizada na Rua Bom Jesus da Lapa, 105, bairro Nossa Senhora de Lourdes, atrás do Posto Vila Nova. Telefone 3422-3672. 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Apucarana