Carregando...

Alerta!

logo Cense de Apucarana terá projeto licitado pela Paraná Edificações  - Notícias - AN Notícias Cense de Apucarana terá projeto licitado pela Paraná Edificações - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
27/01/2016 03h05

Cense de Apucarana terá projeto licitado pela Paraná Edificações O anúncio foi feito ontem, ao prefeito Beto Preto, em audiências com Fernanda Richa e Pedro Lupion

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Em Audiência mantida na tarde de ontem com a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, o prefeito de Apucarana, Beto Preto - acompanhado da primeira dama, Adriana Gonçalves -, foi informado sobre o atual estágio da tramitação referente ao Centro de Socioeducação de Apucarana (Cense). “Soubemos que o projeto está prestes a ser licitado pela Paraná Edificações e que já existem recursos disponíveis para a obra”, revelou o prefeito.

Durante a reunião, Fernanda Richa manteve contato com o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Leonildo de Souza Grota, para atualização dos trâmites. Segundo ele, o prédio do Cense terá capacidade para internação de vinte adolescentes em conflito com a lei (já sentenciados) e mais vinte vagas para internação provisória, ou seja, daqueles que aguardam sentença.

“Tão logo sejam licitadas a elaboração do projeto e da edificação, as obras serão iniciadas o mais rápido possível, até porque já existem recursos disponíveis para tanto”, anunciou o secretário Leonildo Grota, prevendo ainda que a obra possa ser iniciada ainda neste semestre.

Beto Preto lembrou que o Município já disponibilizou para a obra uma área de 44 mil metros quadrados, localizada próximo à Colônia de Novos Produtores e ao Residencial Orlando Bacarin. A princípio, a unidade de abrangência regional, destinada a abrigar menores em conflito com a lei, teria um custo orçado em R$ 6,7 milhões, com recursos oriundos do Fundo Estadual da Infância e Adolescência e do Governo do Estado.

Na audiência, o prefeito fez questão de lembrar que a construção de um Centro de Socioeducação é uma reivindicação do Ministério Público e do Judiciário da Comarca de Apucarana, que sempre encontraram dificuldades para encontrar vagas de internação para os menores apreendidos. “A luta pelo Cense também teve participação decisiva dos vereadores que estão alinhados com a nossa administração e de diversas entidades organizadas, como o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg)”, lembrou Beto Preto.

PROJETO - O deputado estadual Pedro Lupion (DEM) também participou das tratativas referentes ao Cense, e apresentou ao prefeito Beto Preto, alguns detalhes do projeto. “Do pré-projeto consta, além dos alojamentos, uma escola com quatro salas de aula, posto de atendimento médico, área administrativa, salas de aprendizado técnico e salas multiuso”, informou Lupion.

Segundo o deputado, a solicitação de licença ambiental para a obra, já foi solicitada junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP). “A partir da finalização da obra do Cense, o município de Apucarana e região irão dispor de uma estrutura de excelentes condições para atender às demandas socioeducativas”, concluiu Pedro Lupion.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana