Carregando...

Alerta!

logo Centro da Juventude assume a Guarda Mirim de Apucarana - Notícias - AN Notícias Centro da Juventude assume a Guarda Mirim de Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

28/08/2013 10h54

Centro da Juventude assume a Guarda Mirim de ApucaranaOs 56 adolescentes remanescentes já estão sendo atendidos

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A Prefeitura de Apucarana, através do Centro da Juventude, incorporou nesta semana a Guarda Mirim. Com isso, o local das atividades também mudou de endereço, passando a serem oferecidas na Rua Piratininga, no Jardim Diamantina.  O prefeito de Apucarana, Beto Preto, acompanhou  os trabalhos nesta terça-feira (27/08) no Centro da Juventude, que recebeu os 56 adolescentes remanescentes da antiga estrutura. 

“Vivemos um momento em que temos que prezar cada vez mais pela infância e juventude. Vamos fazer aqui um trabalho ainda maior, que, com certeza, vai orgulhar os pais. Vamos apontar novos caminhos para esses meninos e começar a fazer aqui o contraturno escolar para os estudantes desta faixa etária”, afirmou Beto Preto, durante café da manhã com os integrantes da Guarda Mirim. 

Beto Preto também enalteceu o trabalho desenvolvido pelo monsenhor Roberto Carrara, atual presidente do Centro de Promoção Humana São Benedito (Ceprhusb), que até então era a entidade mantenedora da Guarda Mirim. “O monsenhor fez tudo o que pôde e vai continuar conosco como presidente de honra, nos auxiliando no que for possível e dando suporte espiritual”, assinala Beto Preto.

O prefeito afirma que a intenção é dar continuidade aos trabalhos, especialmente no tocante ao encaminhamento para o mercado de trabalho. “Já temos 2 que estão trabalhando no Banco do Brasil e outros 5 na Copel, além de 14 que estão participando de cursos profissionalizantes no Senac”, afirma Beto Preto, que anunciou a criação de uma turma específica do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), voltada para atender os integrantes da Guarda Mirim.

De acordo com Paulo Kisner, secretário municipal da Juventude, a Guarda Mirim atende adolescentes e jovens na faixa etária dos 12 aos 17 anos. “Recebemos ao todo 56 adolescentes, dos quais 22 estão sob nossos cuidados pela parte da manhã, outros 13 pela parte da tarde, sete já estão trabalhando e outros 14 estão fazendo cursos profissionalizantes”, relata. Segundo ele, a intenção é aumentar gradativamente o número de beneficiados. “O Centro da Juventude tem capacidade para 400 adolescentes. Quero convidar os pais para que venham até aqui conhecer a nova estrutura e fazer a inscrição dos seus filhos. Vamos recebê-los de braços abertos, pois queremos que a Guarda Mirim volte a ser o que era”, destaca.

Neste período de transição, os adolescentes continuarão sendo acompanhados por Josley de Jesus Ribeiro, que coordenava as atividades na antiga estrutura, localizada na Rua Chile, próximo da Paróquia Cristo Rei, também no Jardim Diamantina. “Em 1992, a Guarda Mirim chegou a ter 600 meninos, número que caiu e se manteve nos últimos anos na casa dos 120. A estrutura estava defasada, precária. Agora, aqui no Centro da Juventude, mudou 100%. Só temos que elogiar e aplaudir”, compara.

De acordo com a assistente social Melissa Verona de Castro, um dos requisitos obrigatórios para ingressar na Guarda Mirim é que o jovem ou adolescente esteja estudando. “Além de almoço e lanche que serão servidos diariamente, várias atividades foram programadas, entre as quais artes marciais, futsal, oficinas lúdicas, reforço escolar, informática, dança, teatro e roda de conversa”, destaca Melissa.

Conforme acrescenta Telma Afonso Mourão, outra assistente social envolvida na equipe de coordenação do projeto, mais atividades deverão ainda ser oferecidas, como noções sobre disciplina militar, banda marcial, aulas de inglês e natação. “Para isso, a Prefeitura consertou a piscina do Centro da Juventude que estava com vazamento, aplicando 20 centímetros de concreto no fundo da estrutura”, conclui Telma.

Serviço: Mais informações podem ser obtidas diretamente no Centro da Juventude de Apucarana ou pelo telefone 3424-0629.
Fonte: AN Notícias com PM Apucarana