Carregando...

Alerta!

logo Cerca de 800 pessoas participam do desfile cívico da Apae  - Notícias - AN Notícias Cerca de 800 pessoas participam do desfile cívico da Apae - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 24 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Chimarrão e Churrasco - Dia de S. Fidelis - Dia do Agente de Viagem - Dia do Operador de Triagem e Dia do Boi -
07/09/2018 01h44

Cerca de 800 pessoas participam do desfile cívico da Apae Além de alunos e funcionários da Apae de Apucarana, o ato contou com a presença de diversas instituições convidadas

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Uma grande mobilização marcou o desfile cívico alusivo à Independência do Brasil, organizado pela Apae e que faz parte da programação da Semana da Pátria. Além de alunos e funcionários da Escola José Antônio Menegazzo, mantida pela Apae de Apucarana, o ato contou com a presença de diversas instituições convidadas.

Ao todo, cerca de 800 pessoas participaram da atividade, que iniciou em frente ao antigo prédio da Apae, situado na Avenida Aviação, e foi concluída dentro da atual sede, localizada na Rua Denhei Kanashiro, onde houve a concentração final e a execução do Hino Nacional.

O desfile contou com a participação de soldados do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), militares e viaturas do Corpo de Bombeiros, canil do 10º Batalhão de Polícia Militar, Banda Municipal Maestro João Florindo, fanfarra do Colégio Estadual Nilo Cairo e Colégio Estadual Padre José Canale, alunos da Escola Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco e Colégio Estadual Prefeito Carlos Massareto, Centro da Juventude e grupo de mães de alunos da Apae.

Além da temática patriótica, estudantes empunharam faixas e cartazes em defesa de direitos básicos, como saúde, moradia e educação. Alunos da Escola de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) da Apae abordaram a temática “O Brasil Que Queremos”, apelando para valores como amor, igualdade, solidariedade, justiça, democracia e cidadania.

Prestigiaram o desfile o presidente da Apae, Luiz Fernando Matiuzzi Lemos,  a diretora de ensino da instituição, Isabel Ortega, a secretária municipal de Esportes, Jossuela Pinheiro, a secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, e a professora Maria Agar, da Secretaria Municipal da Promoção Artística Cultural e Turística (Promatur).

A diretora de ensino da Apae afirma que o desfile busca mobilizar a comunidade dos bairros localizados no entorno da Apae. “Além de movimentar o bairro, é uma oportunidade para mostrar o que a Apae faz e apresentar para a comunidade o potencial do nosso aluno”, frisa Isabel, acrescentando que atividade foi incluída no calendário oficial da Semana da Pátria. “Quando começamos, há alguns anos, era simplesmente um evento pedagógico, depois envolvemos as pessoas do bairro e a cada ano o evento vai ficando maior”, pontua a diretora de ensino da Apae.

A professora Maria Agar destacou o trabalho dos batedores da Guarda Municipal, que disciplinaram o trânsito nas imediações possibilitando a realização do desfile.  “Quero também convidar a população para acompanhar nesta sexta-feira, feriado em comemoração à Independência do Brasil, o desfile principal. A atividade, que encerra a programação da Semana da Pátria, acontecerá na Avenida Curitiba, a partir das 8h30, e contará com a participação de 55 entidades”, reforça a secretária da Promatur.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana