Carregando...

Alerta!

logo Cerimônia militar marca o Dia da Vitória - Notícias - AN Notícias Cerimônia militar marca o Dia da Vitória - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 25 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia da ONU - Dia da Visão - Dia do Contabilista e Dia Mundial das Vocações -
06/05/2016 04h29

Cerimônia militar marca o Dia da VitóriaComemoração lembra os 71 anos da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) realizou nesta sexta-feira (06/05) a solenidadealusiva ao Dia da Vitória, marcando os 71 anos da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial.

A cerimônia militar foi realizada no Centro Cívico José de Oliveira Rosa, em frente do Monumento ao Expedicionário. O ex-combatente da FEB, João Estevão Bérgamo, que hoje está com 95 anos, esteve presente e colocou uma corbélia de flores no monumento em homenagem aos pracinhas.

A solenidade foi presidida pelo tenente-coronel Ricardo Tadeu Fiamoncini, comandante do 30º BIMec, e contou com a presença do prefeito de Apucarana, Beto Preto, e do presidente da Câmara de Vereadores, José Airton Deco de Araújo.

Também participaram do ato soldados do 30º BIMec e colaboradores eméritos do Exército, além de alunos do Colégio Estadual Santos Dumont e do Colégio Platão.

Beto Preto destacou a presença do ex-combatente da FEB em Apucarana.  “Quero em especial chamar a atenção e saudar o tenente João Bérgamo, que vem aqui aos 95 anos. Ele mora em Astorga e se dispõe a vir aqui todos os anos para participar e relembrar um pouco da história e comemorar conosco os 71 anos do final da 2ª Guerra Mundial”, frisa. “Que possamos seguir o exemplo que o Exército Brasileiro nos dá a cada dia, de respeito à constituição, de amor à pátria e principalmente de disponibilidade, estando sempre alerta em defesa do nosso querido Brasil”, completa.

O prefeito de Apucarana também ressaltou a mobilização para combater o mosquito aedes aegypti,  feita em conjunto pela Autarquia Municipal de Saúde e o 30º BIMec, entre os meses de fevereiro e março. “Quero aproveitar também neste momento para render homenagens a todo a batalhão pelo esforço concentrado, com a realização de visitas domiciliares. A ação foi fundamental para conseguirmos rebaixar o índice de infestação do mosquito, chamado Lira, que foi reduzido de quase 6% para 1,1%. Alçamos assim níveis satisfatórios, apesar de estarmos perto de cidades atingidas por epidemias”, agradeceu.

Ao homenagear o ex-combatente da FEB, o comandante do 30º BIMec,  enalteceu a presença de estudantes na cerimônia militar. “É uma grande oportunidade para esses jovens para verem de perto um herói de verdade, de alguém que na sua época atendeu o chamado da pátria e ofereceu a sua vida em defesa da nação, estando num campo de batalha duro e  cruel”, comenta, lembrando que o dia 8 de maio  de 1945 ficou conhecido como o Dia da Vitória, por ter isso a data formal da derrota da Alemanha Nazista em favor dos Aliados.  
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana