Carregando...

Alerta!

logo Concretagem do novo vertedouro é iniciada no Parque da Redenção em Apucarana - Notícias - AN Notícias Concretagem do novo vertedouro é iniciada no Parque da Redenção em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Índio - Aniver. da Organização Internacional do Trabalho e Dia do Exército -
31/08/2018 03h56

Concretagem do novo vertedouro é iniciada no Parque da Redenção em ApucaranaDevido à grande quantidade de material e de operários utilizados, serviço será executado em três etapas

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

A concretagem dos 90 metros do novo canal e vertedouro do Parque da Redenção, no contorno norte de Apucarana, será feita em três etapas. A primeira aconteceu nesta semana, quando foram utilizados 16 caminhões de concreto nos 30 metros iniciais. Devido à grande quantidade de material e de operários utilizados, a conclusão do canal de drenagem terá continuidade em mais duas operações.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, lembra que a administração e manutenção do parque religioso, situado na Estrada do Barreiro, foi cedida em comodato pelo Município à Mitra Diocesana de Apucarana. “Contudo, algumas obras estruturais foram assumidas pela prefeitura, entre as quais está o canal que receberá, ao todo, investimentos de R$ 395 mil”, esclarece.

Beto Preto afirma que no ano de 2005, quando foi construído o sistema de drenagem, a vazão de água no local foi subestimada. “Agora estamos corrigindo esse erro, visando evitar o rompimento da barragem e o risco de prejudicar propriedades vizinhas, abaixo da represa”, explica.

Segundo o secretário Municipal de Obras, engenheiro Herivelto Moreno, a capacidade de escoamento da água está sendo ampliada em cinco vezes. “Anteriormente havia no local um vertedouro de apenas três metros de largura, por um metro e meio de altura. Estamos construindo um canal de concreto, no formato de trapézio, com área de 21 metros quadrados. O canal terá sete metros de comprimento, por três metros de altura, para que essa estrutura possa suportar o volume de água do Rio Pirapó e de outras nascentes do local”, informa o secretário.

Herivelto explica que, para executar o serviço, a água que passava pelo canal teve que ser desviada. “A ferragem é lançada também em três etapas e estimamos que, ao todo, a estrutura receberá 240 metros cúbicos de concreto, ou seja, cerca de 50 caminhões”, informa o engenheiro. Os serviços estão sendo executados pela Hansen & Melo Ltda, de Cascavel, que tem prazo de 90 dias para concluir a obra.

NOVO PARQUE – O prefeito Beto Preto afirma que no novo Parque da Redenção a Mitra Diocesana já criou na encosta de um morro um grande rosário e que o espaço também contará com a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes. “Com certeza, depois de pronta todas as melhorias, o parque ficará bem mais atraente para a visitação pública”, avalia.

No local também está previsto a adequação de uma área de quatro mil metros quadrados, destinada a um novo estacionamento de veículos. Outro serviço que está sendo encaminhado é a restauração das imagens, que representam a Santa Ceia.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana