Carregando...

Alerta!

logo Conferência define novas metas de desenvolvimento para Apucarana - Notícias - AN Notícias Conferência define novas metas de desenvolvimento para Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
20/05/2016 07h03

Conferência define novas metas de desenvolvimento para ApucaranaTodos os trabalhos estão sob organização do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan)

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Com a expectativa de reunir pelo menos 500 pessoas, entre delegados de diversos segmentos ligados ao desenvolvimento urbano e eleitos nas pré-conferências, observadores, convidados e palestrantes, o prefeito Beto Preto abre nesta sexta-feira (20/05), nas dependências da Universidade Estadual do Paraná - campus Apucarana (Unespar/Apucarana), a programação da 6ª Conferência Municipal das Cidades.

 Com a temática: “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e lema: “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, o credenciamento dos participantes acontece a partir das 19 horas e o início oficial das atividades, com participação das autoridades, está previsto para as 20 horas.

Além de possibilitar a participação popular de diversos segmentos da sociedade nas decisões, que visam promover o desenvolvimento local, a etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades promove a interlocução entre autoridades e gestores públicos sobre assuntos relacionados à Política Municipal e o Desenvolvimento Urbano. “A conferência é um cenário de relevante importância pois, por intermédio dos debates é que estabelecemos agendas, metas e planos de ação para uma cidade melhor”, destaca o prefeito Beto Preto.

Todos os trabalhos estão sob organização do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento da Prefeitura de Apucarana (Idepplan). Logo após a abertura oficial, acontece palestra magna com a socióloga e coordenadora do Observatório das Metrópoles Núcleo Região Metropolitana de Maringá/UEM, Profª. Drª. Ana Lúcia Rodrigues. “Além de docente na graduação e pós-graduação na UEM, ela atua na pesquisa, assessoria aos movimentos sociais e na implementação de Políticas Urbanas e Metropolitanas junto ao Observatório das Metrópoles”, frisa o prefeito Beto Preto. Com um vasto currículo acadêmico e profissional, a palestrante é também pesquisadora em diversas áreas e pós-doutora em Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP).

O vice-prefeito Júnior da Femac, que também é coordenador da conferência municipal, frisa que as propostas, pré-definidas durante as etapas preparatórias, serão debatidas por cerca de 200 delegados e delegadas. “Todos também foram eleitos durante as pré-conferências. São gestores, administradores públicos e legislativos municipal, representantes de Movimentos Populares, de Trabalhadores, por suas entidades sindicais, de Empresários, por suas entidades representativas, de Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e conselhos profissionais e de Organizações Não Governamentais (Ong’s) com atuação na área do Desenvolvimento Urbano”, enumera Júnior.

Ao lado do prefeito Beto Preto, ele reforça convite. “Trata-se de um evento aberto a toda sociedade. Momento ideal para que pessoas interessadas em colaborar com o desenvolvimento local deem colaboração. Esperamos a presença de todos a partir das 19 horas, na Unespar Apucarana”, assinala Júnior. Ele frisa além da abertura oficial e palestra magna, a programação desta sexta-feira terá apresentação do regimento e metodologia da conferência. Já a agenda de sábado será de debates em grupos, plenária deliberativa de propostas e eleição dos 28 delegados e respectivos suplentes que vão representar Apucarana durante a conferência estadual, bem como das entidades municipais que vão compor o Conselho Municipal da Cidade para o período de junho de 2017 a maio de 2020, correspondente ao triênio 2017/2019.

Município tem experiência produtiva a partir de última conferência

O vice-prefeito Júnior da Femac destaca as conferências municipais como espaços de construção coletiva de ideias. No tocante ao desenvolvimento urbano, ele lembra que as deliberações da 5ª Conferência Municipal das Cidades, realizada em 2013, marcaram um momento histórico. “Tivemos o novo Plano Diretor de Desenvolvimento, que proporcionou a formalização de cerca de 400 pequenas empresas, construção de 15 torres (prédios residenciais e comerciais) por toda cidade, entre outros avanços. Foram muitos os avanços, que melhoraram o trânsito, definiu-se o tipo de asfalto a ser feito no município, com proibição de pavimentos em paralelepípedos e em tratamento superficial, obras de ligação de bairros, regras para novos conjuntos residenciais populares, proibição de casas geminadas, área mínima para lotes, entre outras diretrizes”, enumerou Júnior.

Segundo ele, a população pode ter a certeza de que Apucarana possui gestores que levam o debate popular a sério. “Aqui o Poder Público Municipal procura colocar em prática o que é falado e deliberado nas conferências em todas as áreas: Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer, Mulher, Economia Solidária, Segurança Alimentar, Meio Ambiente, Indústria e Comércio, Infraestrutura Urbana, Agricultura, Habitação, Assistência Social, entre outras”, afirma Júnior.


Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana