Carregando...

Alerta!

logo Conferência discute propostas para a economia solidária - Notícias - AN Notícias Conferência discute propostas para a economia solidária - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 19 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia Nacional do Índio - Aniver. da Organização Internacional do Trabalho e Dia do Exército -
19/05/2016 01h59

Conferência discute propostas para a economia solidáriaObjetivo é permitir a participação popular, colhendo sugestões para a elaboração das políticas públicas

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Com a discussão de quatro eixos temáticos, a 1ª Conferência Municipal de Economia Solidária coletou propostas para a consolidação das políticas públicas neste setor. O evento, promovido pela Secretaria  Municipal da Mulher e Assuntos da Família, aconteceu nesta quinta-feira (19/05), no polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada na Praça Rui Barbosa.

O vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), representou o prefeito Beto Preto e declarou aberta a conferência,  garantindo que as propostas aprovadas serão colocadas em prática pelo Executivo. “Aqui as conversas não ficam restritas ao gabinete, mas estão abertas para todas as pessoas. O que vocês decidirem nesta conferência será colocado em prática”, ressaltou Junior da Femac.

O vice-prefeito também destacou que o programa de economia solidária é prioritário nesta gestão. “Tanto é assim que, entre as secretarias e autarquias existentes no município, o titular de metade delas está presente na conferência. Para a administração municipal, as mais de 200 mulheres que integram a rede de economia solidária já constituem uma riqueza e por que também não integrar os homens?”, sugere Junior da Femac.

Participaram da conferência empreendedores de economia solidária, entidades de apoio e integrantes de órgãos públicos de Apucarana e também de outros municípios, além de representantes da aldeia indígena de Tamarana.  “Quando a gente vê que pessoas de fora vêm para participar da conferência, isso mostra a dimensão que o projeto tomou, incentivando outros municípios a também implantarem iniciativas semelhantes”, frisa Denise Canesin Machado, secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família.

Conforme Denise, a conferência tem como objetivo consolidar a política pública de economia solidária criada através da Lei Municipal nº161/2015, sancionada em 30 de dezembro de 2015 pelo prefeito Beto Preto. “Independentemente do que acontecer no cenário nacional, Apucarana tem a política neste setor criada por lei. A conferência é um momento histórico, esperado, conquistado e privilegiado, pois permite a participação ativa da comunidade nos debates”, reitera.

Representando o Legislativo, esteve presente a vereadora Aurita Bertoli. “Tivemos uma audiência pública e um fórum permanente para discutir a lei, que foi estudada exaustivamente. Lembro que cada tópico da legislação foi estuda pelos membros da rede de economia solidária que se reuniam em grupos, por isso é uma ação consolidada e desenvolvida com muito critério”, pontua a vereadora.

Os quatro eixos abordados durante a conferência são produção, comercialização e consumo solidários (eixo 1), financiamento, crédito e finanças solidárias (eixo 2), educação e autogestão (eixo 3) e ambiente institucional (eixo 4). Em cada um dos eixos temáticos, os conferencistas poderiam apresentar entre três e seis propostas. Também deveriam ser discutidos durante o evento temas como a elaboração do selo municipal de economia solidária, o fundo municipal de fomento à economia solidaria e a criação do Conselho de Economia Solidária.

Os eixos temáticos foram coordenados por Denise Canesin Machado e pela supervisora do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, Bete Berton (eixo 1), Joseanair Hermes e Dirceu Pereira, da Cáritas Brasileira (eixo 2), Leonardo Sartori, professor da Unespar, e Hermes Gonçalves, do Sindicato dos Bancários (eixo 3), e pelo educador popular, Renato Munhoz, e pelo advogado solidário, Rodolfo Mota (eixo 4). 
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana