Carregando...

Alerta!

logo Congresso técnico da 'Final B' dos JEPs é realizado em Apucarana - Notícias - AN Notícias Congresso técnico da 'Final B' dos JEPs é realizado em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 26 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

24/06/2016 10h33

Congresso técnico da 'Final B' dos JEPs é realizado em ApucaranaEste é o segundo ano consecutivo que Apucarana sedia a decisão da competição estadual

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A organização dos 63º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), fase final da “Classe B”, realizou nesta quinta-feira (23/06) o congresso técnico.

A competição será disputada de 1º a 9 de julho em Apucarana e deverá reunir cerca de  5 mil atletas com idades entre 12 e 14 anos, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o estado. O congresso técnico contou com a presença dos chefes de delegações e, além das documentações das equipes, definiu os grupos e o chaveamento da primeira fase.

Estiveram presentes na abertura solene do congresso o prefeito de Apucarana, Beto Preto, o vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), a chefe do Núcleo Regional de Educação, Marina Onide Balan Sardinha, a coordenadora dos JEPs, Márcia Tomadon, a secretária municipal de Esportes e Lazer, Jossuela Pinheiro, a diretora-presidente da Autarquia Municipal de Educação (AME), Marli Regina Fernandes da Silva, e a secretária de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), Maria Agar Borba Ferreira.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, destaca que este é o segundo ano consecutivo que Apucarana sedia a decisão da competição estadual. “A presença dos jogos em Apucarana em 2015 fez com que nós tivéssemos que correr para deixar as nossas praças esportivas em condições de receber o evento. Começou com a fase B, mas logo na sequência sediamos também a fase A, o que foi fundamental. Este é um dos principais legados que ficou”, frisa Beto Preto.

Como exemplo, o prefeito de Apucarana citou a revitalização que o Município fez no Complexo Esportivo José Antônio Basso (Lagoão). “O espaço tinha toda uma história de formação de atletas e estava parado. A pista de atletismo há 19 anos não recebia competições oficiais e a piscina, que estava desativada, hoje atende cerca de 700 pessoas. Com a realização dos jogos aqui, vocês de uma certa forma acabaram devolvendo isso para a população de Apucarana”, reforça Beto Preto.

A abertura da 63ª edição dos jogos – fase final Classe B -  acontecerá no dia 1º de julho, às 19h30, no Lagoão, e contará com a presença da ex-ginasta olímpica Daiane dos Santos e do judoca Luciano Correia. Conforme Márcia Tomadon, coordenadora-geral dos jogos, a competição abrangerá 18 modalidades no geral e mais 10 na categoria “Especial”. “Fizemos o sorteio dos grupos e a partir de terça-feira essa programação já será disponibilizada na internet. Neste dia também já estará em Apucarana a equipe de planejamento e organização dos jogos”, informa Márcia Tomadon.

As modalidades em disputa, nos naipes masculino e feminino, serão: atletismo, badminton, basquetebol, bocha adaptada, ciclismo, futsal, GR, handebol, judô, lutas, natação, skate, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A chefe do Núcleo Regional de Educação, Maria Onide, afirma que os estudantes ficarão alojados em escolas municipais na sua maioria e também em unidades da rede estadual.

Para a edição deste ano, a Secretaria Municipal Promoção Artística, Cultural e Turística traz uma novidade, que é um calendário de atividades culturais e de lazer. “Preparamos uma programação para acolher os estudantes, que contarão com passeios turísticos monitorados em todos os dias dos jogos. Também haverá atividades de dança no Centro de Convivência dos Jogos, como também de cinema e outras apresentações no Cine Teatro Fênix”, explica a professora Maria Agar.

Os JEP´s são organizados pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo, da Secretaria de Estado da Educação, dos Núcleos Regionais de Educação e dos Escritórios Regionais de Esporte, e contam também com o apoio das prefeituras e entidades de administração do desporto no Estado.
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana