Carregando...

Alerta!

logo Conselho de Arquitetura do PR propõe assistência técnica gratuita - Notícias - AN Notícias Conselho de Arquitetura do PR propõe assistência técnica gratuita - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 20 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia do Diplomata - Dia do Disco -
17/06/2016 06h47

Conselho de Arquitetura do PR propõe assistência técnica gratuitaDireito de todos à moradia em condições dignas está assegurado por lei federal

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), Jeferson Dantas Navolar, se reuniu ontem (15) com o prefeito de Apucarana, Beto Preto, para discutir a aplicabilidade da Lei Federal 11.888/2008 que garante assistência técnica pública e gratuita de arquitetos e urbanistas e engenheiros para projeto, reforma e construção de habitação de interesse social.

De acordo com Navolar, a lei pode ser aplicada imediatamente nas cidades, mas se torna mais efetiva com apoio da legislação municipal. “É uma oportunidade que se traduz no direito de todos à moradia em condições dignas”, justifica.

Navolar também manteve diálogo com vereadores. Foi apresentado um documento das entidades representativas dos arquitetos e urbanistas, contendo propostas para as cidades paranaenses. Essa plataforma de sugestões trabalha com concepções que privilegiam o social e estão firmadas em eixos como “Gestão Pública”; “Desenvolvimento Regional e Urbano”; “Energia”; e “Habitação”.

Segundo Navolar, ao adotar essa plataforma, o candidato eleito, proporciona a possibilidade de projetar e executar obras, em respeito à população e ao direito de se conviver a partir de uma arquitetura e urbanismo com responsabilidade social e de qualidade em nossas cidades.

O prefeito Beto Preto disse estar aberto a boas parcerias com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná. “Tudo o que vier somar, principalmente em benefício das faixas de menor renda é muito bem vindo”, assinalou o prefeito.

Além do Conselho, o documento é assinado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná, Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Paraná, Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – Regional Paraná, Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Paraná e Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo - Regional Paraná.

Da Audiência no gabinete do prefeito Beto Preto também participaram os arquitetos Ideval dos Santos Filho, conselheiro regional do CAU/PR e o empresário do segmento, Herculano Ferreira; além das arquitetas Priscilla Kempf, Tábata dos Santos e Anellize Alves. O presidente do CAU/PR estava acompanhado do assessor técnico José Fernando Nandé e do assessor de comunicação Antônio Carlos Domingues.

ARQUITETOS - Ainda em Apucarana, o presidente do CAU/PR, Jeferson Dantas Navolar, se reuniu com profissionais de Apucarana, Arapongas e Vale do Ivaí. “Arquitetura e Urbanismo como política nos municípios” foi o tema da conversa com os arquitetos, que aconteceu no salão nobre da Prefeitura de Apucarana.
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana