Carregando...

Alerta!

logo Convênio de reciclagem já coletou mais 5,5 mil pneus em Apucarana - Notícias - AN Notícias Convênio de reciclagem já coletou mais 5,5 mil pneus em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 17 de Setembro de 2019

SAIBA MAIS

21/08/2019 03h52

Convênio de reciclagem já coletou mais 5,5 mil pneus em ApucaranaPrefeitura estruturou um espaço de recebimento de pneus

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto

Menos de 2 meses da prefeitura de Apucarana firmar convênio com a Reciclanip, 4 mil pneus já foram recolhidos e encaminhados para reciclagem. Outras 1540 unidades estão no espaço de armanezamento disponiblizado pelo município, localizado no IBC da Vila Nova e assim que completar uma carga de 2 mil seguirão o mesmo destino.

No final de junho, a prefeitura firmou convênio com a Reciclanip, empresa responsável pela logística reversa de pneus no Paraná, baseada na região metropolitana de Curitiba. De acordo com o convênio, a Prefeitura disponibiliza o depósito coberto para acondicionamento dos pneus e trabalhadores para carregamento dos caminhões que vierem recolher o material.

O espaço para armazenamento está localizado na Rua Byngton, no IBC da Vila Nova, onde borracharias e auto centers podem descartar os pneus inservíveis sem qualquer custo. O recebimento do material no IBC ocorre nas segundas e quartas-feiras, no período das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas.

O município interveio nesta questão após denúncias de descarte clandestino de pneus inservíveis. Existe a preocupação ambiental, mas também a relacionada à saúde pública, já que os pneus mantidos a céu aberto acumulam água e contribuem para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O prefeito Junior da Femac lança um apelo para que todos os envolvidos façam sua parte para que os pneus tenham uma destinação correta. “Não joguem pneus em terrenos baldios. Não é preciso fazer isso. Tragam para o IBC da Vila Nova. Não paga nada”, reforça Junior da Femac.

Junior da Femac observa ainda que o espaço de armazenamento foi também disponibilizado para a Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). “Colocamos à disposição o ecoponto para os municípios da Amuvi, pois é um problema comum enfrentado pelos municípios e Apucarana está disposta a contribuir na solução desta importante questão”, reitera Junior da Femac.

Após ser encaminhado para a Reciclanip, os pneus são utilizados como combustível alternativo em fornos de cimenteiras, transformados em tapetes para automóveis, pisos industriais e pisos para quadras poliesportivas, além de serem adicionados à massa asfáltica dando origem ao chamado asfalto-borracha.  A Reciclanip foi criada em 2007 pelas fabricantes de pneus, como Bridgestone, Goodyear, Michelin, Pirelli, Continental e Dunlop. A empresa tem a missão de administrar o processo de coleta e destinação de pneus inservíveis, colocando em prática a logística reversa.

Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens