Carregando...

Alerta!

logo Copel vai modernizar subestação do Jardim Figueira em Apucarana - Notícias - AN Notícias Copel vai modernizar subestação do Jardim Figueira em Apucarana - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 22 de Setembro de 2018

SAIBA MAIS

Dia do Contador - Dia da Banana - Dia da Juventude - Dia da Defesa da Fauna - Dia do Ciclista - Dia dos Amantes -
30/01/2018 02h31

Copel vai modernizar subestação do Jardim Figueira em ApucaranaO gerente de Serviços da Copel explica que será feito um refrofit na subestação

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
Com o objetivo de diminuir interrupções e oscilações no fornecimento de energia, a Copel vai modernizar a subestação localizada no Jardim Figueira. As obras já iniciaram e o investimento será de cerca de R$ 300 mil. O anúncio foi feito nesta terça-feira (30/01), durante reunião com representantes da regional Norte da Companhia Paranaense de Energia e o prefeito de Apucarana, Beto Preto.

Estiveram presentes no encontro os gerentes de Projetos e de Serviços da Região Norte do Paraná, respectivamente, Marcos André Bassetto e Aparecido Tomazeli, e o gerente da agência de Apucarana, Ayres Augusto. Também participaram da reunião o vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), o secretário municipal de Obras, engenheiro Herivelto Moreno, o diretor-presidente do Idepplan, Lafayete Luz, e o vereador Francisley Godoi (Poim).

A decisão pela modernização foi tomada porque a nova subestação, orçada em R$ 20 milhões, que deveria ser construída neste ano foi postergada para 2019.  “A nova subestação, que ficará no Jardim Primavera, na região do Núcleo Habitacional João Paulo, está mantida. O cronograma teve apenas um atraso e, enquanto isso, a Copel está colocando em prática o projeto de modernização da subestação do Jardim Figueira”, explica Beto Preto, salientando que a mudança afetou todas as obras previstas pela Copel no Estado.

Apucarana é atendida por três subestações de energia. Além da localizada no Jardim Figueira, há ainda as situadas no Jardim Diamantina e no Contorno Sul. “A modernização vai diminuir a possibilidade de interrupção de energia, tanto no âmbito residencial quanto comercial e industrial nesta região da cidade”,  afirma Beto Preto, acrescentando que a subestação do Jardim Figueira supre com energia os domicílios desde a região da Prefeitura até o Núcleo Habitacional João Paulo e adjacências.

O gerente de Serviços da Copel explica que será feito um refrofit na subestação, um termo utilizado para designar o processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma. “Significa trocar os equipamentos, cuja vida útil já chegou ao fim, dentro de um processo que permita melhorar a automação e a qualidade”, define Tomazeli.

Os equipamentos antigos serão substituídos por eletrônicos, visando melhorar a  alimentação e a qualidade da energia fornecida. “Todos os seis religadores desta subestação serão trocados e também está sendo instalada uma chave de reversão automática. Hoje, quando a subestação desliga, é necessário que uma equipe vá até o local fisicamente, enquanto que essa chave permitirá o controle remoto”, observa.

Além da troca de equipamentos, a Copel também está providenciando melhorias na linha de transmissão.”Em alguns trechos será colocada rede compacta e em outros, que estão no meio da vegetação, serão realocados para fora da mata para que fique menos suscetível ao vento e às intempéries”, completa Tomazeli.
Fonte: AN Notícias com PM Apucarana

Galeria de Imagens