Carregando...

Alerta!

logo Delegacia da Mulher passa a funcionar em novo endereço - Notícias - AN Notícias Delegacia da Mulher passa a funcionar em novo endereço - Notícias - AN Notícias

Apucarana, 23 de Abril de 2024

SAIBA MAIS

Dia de São Jorge - Dia do Choro (estilo musical) -
28/06/2016 06h23

Delegacia da Mulher passa a funcionar em novo endereçoO serviço, que antes funcionava em prédio alugado no Bairro 28 de Janeiro, agora será prestado na Rua Castro Alves, 1.629, no Jardim América

Diminuir texto Diminuir texto Diminuir texto
A nova sede da Delegacia da Mulher foi inaugurada nesta terça-feira (28/06) pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto. O serviço, que antes funcionava em prédio alugado no Bairro 28 de Janeiro, agora será prestado na Rua Castro Alves, 1.629, no Jardim América. O imóvel, que pertence ao Município e está sendo cedido ao Estado, foi reformado e adaptado pela Prefeitura para abrigar o serviço.

O evento contou ainda com a presença do vice-prefeito, Sebastião Ferreira Martins Junior (Junior da Femac), da secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Moisés Machado, do delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP), José Aparecido Jacovós, e do juiz Osvaldo Soares Neto. Representando o Legislativo, estiveram presentes os vereadores José Airton Deco de Araújo, Aurita Bertoli e Vladimir da Silva.

Na oportunidade, também foi apresentada à comunidade Luana Lopes, delegada que comandará as atividades no espaço, em substituição à Iane Cardoso que foi transferida recentemente para Foz do Iguaçu. A nova sede conta com áreas para o cartório e oitivas, além de salas para a delegada e para as duas investigadoras escrivãs e cinco estagiárias. A Delegacia da Mulher atenderá de segunda à sexta-feira, no período das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas.

Beto Preto destaca que a Delegacia da Mulher funcionará em local onde já existem outros serviços que visam promover a igualdade de gênero, como o Centro de Oficinas da Mulher e o Centro de Atendimento à Mulher (CAM). “Esses equipamentos vão se somar e assim nós conseguiremos dar uma cobertura, um acolchoado maior, para essas questões de violência de gênero”, frisa Beto Preto, convocando as pessoas para quebrar o silêncio, acionando a rede de proteção da mulher.

O prefeito de Apucarana lembra que o prédio abrigava antigamente uma Unidade Básica de Saúde e mais recentemente o Centro de Referência da Assistência Social. “Com a mudança do CRAS para outro local, colocamos o espaço à disposição do delegado Jacovós e da Delegacia da Mulher. A nossa sugestão foi aceita e então providenciamos a reforma”, afirma Beto Preto, lembrando que o  Município investiu cerca de R$ 30 mil nas adequações.

O delegado Jacovós agradeceu ao prefeito por viabilizar o espaço e pelo apoio dado para manter um serviço especializado de atendimento à mulher. “Nós tínhamos o atendimento da Delegacia da Mulher num prédio improvisado, que era locado pela própria Prefeitura, e agora o Município novamente entendeu a necessidade e está cedendo este espaço, o que também vai gerar uma economia com o aluguel”, destaca.

Jacovós  frisou ainda que todos os casos graves envolvendo a violência contra a mulher estão sendo investigados e os agressores punidos. “Aqui em Apucarana não teve um homicida, desde o tempo que estou aqui como delegado, que praticou crime contra a mulher e tenha ficado impune. Todos foram presos”, reforça.

A nova delegada nomeada garantiu empenho da equipe e celeridade nas investigações, salientando ainda a proximidade com o Centro de Atendimento à Mulher. “Nós desenvolvemos um serviço criminal. As mulheres chegam e a gente busca apurar os fatos, sem oferecer um serviço de apoio psicológico e social, que é exatamente o atendimento prestado pelo CAM”, afirma Luana Lopes.

A secretária da  Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, reforça o trabalho em parceria realizado pelo CAM com a Delegacia da Mulher e o Poder Judiciário. “Já mantemos um grande trabalho de parceria nos encaminhamentos de mulheres que registram boletim de ocorrência, fazendo o acolhimento e o acompanhamento através de uma equipe profissional e especializada, composta por assistente social, advogada e psicóloga”, observa Denise.
 
Fonte: AN Notícias com Prefeitura Municipal de Apucarana